Startup Com Foguete Impresso em 3D Consegue Nova Base Para Lançamento

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (24/06) no site do “Olhar Digital” destacando que a startup americana Relativity Space conseguiu junto a USAF (Força Aérea dos EUA) novo sítio para lançamento de seu foguete ‘Terran 1’, foguete este desenvolvido com impressão 3D.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO

Startup Com Foguete Impresso em 3D Consegue Nova Base Para Lançamento

Acordo com a Força Aérea dos EUA permitirá que a Relativity Space lance o foguete Terran 1 a partir da Base Aérea Vanderberg, na costa oeste dos EUA

Por Rafael Rigues
Olhar Digital
Fonte: The Verge
24/06/2020 - 11h06


A Relativity Space, uma startup aeroespacial norte-americana, fechou um contrato com a força aérea dos EUA para lançar seu foguete Terran 1 a partir da Base Aérea Vandenberg, no Sul da Califórnia, próxima à costa oeste do país.

Este será o segundo local de lançamento do Terran 1, além do Complexo de Lançamento 16 (LC-16) em Cabo Canaveral, na Flórida, na costa leste. A partir de Vandenberg a empresa poderá lançar o foguete em rotas que passam sobre os polos, algo que não é possível a partir de Cabo Canaveral.

O Terran 1 ainda está em desenvolvimento, mas chama a atenção pela abordagem adotada pela Relativity Space em sua construção: 95% do foguete será impresso em 3D, incluindo o motor Aeon One, movido por oxigênio e metano líquidos e composto por apenas três partes.


Para isso a empresa criou o que chama de Stargate, a maior impressora 3D em metal já produzida. Ela é composta de três braços robóticos, um para impressão e dois para acabamento. O tamanho máximo de cada peça é de 2,7 metros de diâmetro e 4,5 metros de altura.

A Relativity Space afirma que graças à Stargate será possível reduzir em 100 vezes a quantidade de peças em um foguete, e que eles poderão ser produzidos em menos de 60 dias, contados do início da impressão até o lançamento.

O foguete será capaz de carregar 1.250 kg até uma órbita baixa a 185 km de altitude, com um custo de lançamento estimado em US$ 10 milhões. A empresa já tem um contrato com a Iridium para lançamento de seis satélites de comunicação, e espera que o primeiro voo comercial aconteça em 2021.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pois é leitor, olha aí, vejam no vídeo o resultado de efetiva ação em comparação da ‘Conversa Fiada’ daqueles que hoje dirigem o nosso pífio “Patinho Feio”. Pontes e Mouras da vida estão infelizmente com os seus atos e a falta de atitude levando o PEB a um fracasso estrondoso ao final dessa década, isto se algo não for urgentemente feito. Na noite de ontem, durante a Live do NEW SPACE 3, o Sr. Sérgio da Silva Soares, fundador da startup espacial brasileira “Criar Space Systems” trouxe uma luz para tentar colocar o Brasil (mesmo sem o governo) no rumo do desenvolvimento espacial lançando um desafio a toda Comunidade Espacial do país, desafio este que será em breve explicado com maior detalhes em artigo escrito pelo mesmo, e postado aqui no Blog. Tomara mesmo que a Comunidade Espacial Privada do país (startups) deixe as diferenças de lado e se unam em torno desta proposta, ou o nosso “Patinho Feio” jamais se tornará um belo e majestoso ‘Cisne Branco’.

Comentários