Possibilidade de Bombas Nucleares no Espaço Preocupa o Pentágono

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (19/06) no site do “Olhar Digital” destacando que possibilidades de Bombas Nucleares no Espaço preocupa o Pentágono.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO

Possibilidade de Bombas Nucleares no Espaço Preocupa o Pentágono

Departamento de Defesa dos Estados Unidos teme que armas possam destruir frota de satélites

Por Guilherme Preta
Editado por Fabiana Rolfini
Olhar Digital
Fonte: Futurism
19/06/2020 - 11h20


O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou nesta semana um novo relatório de estratégia espacial. Um dos pontos mencionados foi a preocupação com a possibilidade de que países rivais possam detonar bombas nucleares no espaço, destruindo sua frota de satélites. Apesar da proibição de tal uso pelo Tratado do Espaço Exterior de 1967, o Pentágono alerta para um possível ataque da China e Rússia.

Os Estados Unidos afirmam que uma investida do tipo tem o potencial de devastar as redes de comunicação militares, além de outros sistemas que dependem de satélites. “Uma detonação nuclear cria um pulso eletromagnético e um sinal que pode então eliminar indiscriminadamente muitos satélites no espaço e essencialmente fritar os eletrônicos”, destacou o vice-secretário adjunto de Defesa da Política Espacial, Stephen Kitay.

Foto: Reprodução
Explosão nuclear no espaço pode afetar satélites.

O relatório é apenas um sinal de que a tranquilidade espacial pode estar com seus dias contados. “O espaço sideral emergiu como uma arena chave de conflito em potencial em uma era de grande competição de poder”, afirmou Kitay. “É uma ameaça para a qual temos que estar potencialmente preparados – uma detonação nuclear no espaço”.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pois é leitor, caminhamos mesmo para um momento no espaço em que essa possibilidade poderá se tornar realmente uma realidade factível, e as nações espaciais como EUA, China, Rússia e Índia terão de se entender para evitar um militarização do espaço sem controle, colocando a vida de todos em grande perigo. Acredito que a ONU e suas organizações ligadas ao setor espacial, terão um papel fundamental na busca deste entendimento, e em minha opinião (apesar dos acordos existentes) já deveriam estar se mobilizando antes que a situação saia do controle.

Comentários