Europa Quer Tirar o Atraso na Corrida Espacial e Alcançar EUA e China

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (29/06) no site do “Olhar Digital” destacando que a Europa quer tirar o atraso na Corrida Espacial e alcançar EUA e China.

Duda Falcão 

CIÊNCIA E ESPAÇO

Europa Quer Tirar o Atraso na Corrida Espacial e Alcançar EUA e China

A União Europeia irá aumentar seus investimentos em pesquisas no setor - em especial, no desenvolvimento de foguete reutilizáveis 

Por Renato Mota
Olhar Digital
Fonte: Reuters
29/06/2020 - 14h06


Os recentes avanços da China e dos Estados Unidos na corrida espacial estão fazendo com que a União Europeia aumente seus esforços para alcançar os rivais. O bloco irá investir nos próximos anos no desenvolvimento de foguetes reutilizáveis (como os da SpaceX) ​​e outras novas tecnologias de lançamento.

Recentemente, a UE firmou um acordo de 1 bilhão euros com a Arianespace para estimular a inovação, e ainda irá propor um Fundo Europeu Espacial de 1 bilhão de euros e competições para promover startups do setor. "O espaço é um dos pontos fortes da Europa, e estamos nos dando os meios para acelerar nossa presença", disse à Reuters o comissário europeu Thierry Breton.

Uma das medidas foi antecipar o lançamento da próxima geração do sistema de navegação por satélite Galileo, previsto para 2027 e agora confirmado para 2024. Breton ainda espera que a Comissão Europeia forneça 16 bilhões de euros para o setor no próximo orçamento.

Em janeiro, a Arianespace lançou dois satélites de comunicação a bordo do foguete Ariane 5, mas Breton quer lançar um novo sistema de satélite que possa dar acesso à Internet de alta velocidade a todos os europeus, e começar a trabalhar em um sistema de gerenciamento de tráfego espacial para evitar colisões.

"A SpaceX redefiniu os padrões dos lançadores, então o Ariane 6 é um passo necessário, mas não o objetivo final: precisamos começar a pensar agora no Ariane 7", disse o comissário.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pois é leitor, veja: “Recentemente, a UE firmou um acordo de 1 bilhão euros com a Arianespace para estimular a inovação, e ainda irá propor um Fundo Europeu Espacial de 1 bilhão de euros e competições para promover startups do setor. "O espaço é um dos pontos fortes da Europa, e estamos nos dando os meios para acelerar nossa presença", disse o comissário europeu Thierry Breton. Enquanto isso leitor, na ‘Republica das Bananas’ verde e amarela sul-americana, completamente cheia de cacifes e de pouco índio, e tentando reinventar a roda (para não ter de ser mais especifico), infelizmente continua a seguir o caminho inverso atualmente utilizado mundo afora, e assim torrando preciosos recursos do povo brasileiro nas empresas ineficientes e sem compromisso do Old Space. É triste leitor, estamos condenados, e o país pagará um preço alto por não fazer o que precisa ser feito na questão espacial. Uma pena, mas é como eu sempre digo, quem planta colhe.

Comentários

  1. Seria uma boa chance de alavancar nosso PEB. Afinal temos convênios com o DLR e CNES

    ResponderExcluir

Postar um comentário