AEB Recebe Presidente da Anatel Para Debater Oportunidades e Desafios das Tecnologias 5G

Olá leitor!

Pois é, segue abaixo a nota oficial no site da Agência Espacial Brasileira (AEB)” postada no dia (10/06) destacando que a Agencia recebeu o Presidente da Anatel para debater Oportunidades e Desafios das Tecnologias 5G.

Duda Falcão

NOTÍCIAS


Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: 10/06/2020 - 18h24
Última modificação: 10/06/2020 - 20h03

O evento contou com a participação do presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, que conversou com diretores e presidência da AEB.

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, recebeu nesta terça-feira (10/06), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais  para falar sobre o processo de implantação da Tecnologia 5G no Brasil e de seus impactos na sociedade. O leilão deverá ser um dos maiores já realizados no mundo.

O encontro contou com a presença do presidente da AEB, Carlos Moura, de diretores da autarquia e do assessor do presidente da Anatel, Ergon Cervieri, no qual falaram sobre a importância da tecnologia 5G e de seu impacto revolucionário para a economia e diversos aspectos da sociedade contemporânea, assim como desafios técnicos e sociais dessa implantação.

De acordo com Leonardo Euler, a interação institucional entre AEB e Anatel é fundamental para o avanço de agendas em comum. “Essa é uma oportunidade de dividir e compartilhar alguns desafios e oportunidades que decorrem do 5G no Brasil e na indústria satelital. Espero que dessa relação possa decorrer uma contribuição significativa para o Programa Espacial Brasileiro (PEB)”, afirmou.

Entre os pontos importantes debatidos pelos participantes está a integração de tudo aquilo que é objeto de serviço de telecomunicações e que vai ser impactado pela indústria satelital. De acordo com o presidente da Anatel, 85% da população vive em 1% do território nacional e, por esse motivo, não é possível abdicar das soluções de satélites para atendimento dos brasileiros que se encontram distribuídos em todo o território nacional.

O presidente da AEB, Carlos Moura, afirmou que o país pode se beneficiar muito das tecnologias do 5G. “Tenho certeza de que, com essa apresentação e a continuidade do diálogo entre nós vamos preparar muito melhor os nossos planos para utilização do espaço em prol do cidadão. Afinal de contas, ele paga muito imposto e merece um serviço de qualidade”, declarou Moura.

O evento contou ainda com a participação do vice-presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais, Brigadeiro Vital, o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Paulo Barros, o diretor de Planejamento, Orçamento e Administração, Aluísio Camargo, o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Cristiano Trein, e o diretor de Transporte Espacial e Licenciamento, Paulo Vasconcellos, alem de coordenadores de outros setores da AEB.


Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTIC, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários