Ministro da Defesa Visita Comando de Operações Aeroespaciais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (23/05) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Ministro da Defesa esteve visitando Comando de Operações Aeroespaciais em Brasília.

Duda Falcão

ALTO-COMANDO 

Ministro da Defesa Visita Comando de Operações Aeroespaciais 

Visita institucional ocorreu durante reunião do Alto-Comando da Aeronáutica, realizada nesta terça-feira (23), em Brasília (DF)

Por Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea
Revisão: Capitão Oliveira Lima
Publicado: 23/06/2020 21:03

Fotos: Soldado Thallys Amorim / CECOMSAER

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, realizou uma visita institucional ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), nesta terça-feira (23). O encontro ocorreu durante reunião do Alto-Comando da Aeronáutica. 

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, apresentou ao Ministro Fernando Azevedo assuntos de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB) e tratou da relevância do Centro de Operações Espaciais (COPE), inaugurado nesta terça-feira, na área de responsabilidade do COMAE. A Organização é responsável pelo controle e monitoramento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). 


Alto-Comando 

O Alto-Comando da Aeronáutica é o órgão encarregado de assessorar o Comandante da Aeronáutica nas suas atribuições de direção e gestão da Força, cabendo também apreciar os assuntos de interesse do Comando da Aeronáutica, elaborar as listas de escolhas para promoção aos postos de oficiais-generais da Aeronáutica e assessorar o Comandante da Aeronáutica nos assuntos relativos à Política Militar Aeronáutica.

OBS: Pois é, o que a nota da FAB estranhamente não diz é que a visita bem como a inauguração deste (COMAE) contou com a participação do Presidente Bolsonaro, como o leitor poderá observar no vídeo abaixo.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br 

Comentário: Bom leitor, eu reconheço que esse centro foi um avanço na questao de estrutura e chega em boa hora, porém todo ele foi motivado por um projeto de satélite que custou muito caro, é inseguro e um tremendo trambolho espacial sem exemplo igual no mundo. Todo o processo que gerou esse satélite deveria estar sendo investigado pelo MPF e assim identificar e punir severamente os responsáveis envolvidos. Mas fica a pergunta: Em um território de piratas como o nosso, uma ação como essa seria possível e conduzida com idoneidade? Duvido muito. Outra coisa leitor, a participação do Presidente Bolsonaro neste evento que estranhamente não foi citada na nota da FAB, pode até parecer que as coisas estão avançando, mas não estão. O desinteresse do presidente pelo PEB (alias nenhum desses presidente civis até hoje teve qualquer interesse, talvez o único tenha sido o Sarney) é algo que fica muito claro por sua recusa de ir a Base de Alcântara, algo inaceitável (só para se ter uma ideia, o presidente russo no período de 1 ano e meio já foi a nova base russa umas quatro vezes) e que terá consequências imprevisíveis. Desculpem os que ainda acreditam nessa fantasia, mas não posso continuar divulgando essas notícias fantasiosas sem me manifestar. A verdade leitor, é que ‘Continua Tudo Como Antes no Quartel de Abrantes, ou seja, já tivemos um programa espacial modesto (na época dos governos militares), mas hoje não temos mais, e pelo caminho traçado jamais voltaremos a ter. Quero aqui agradecer ao Eduardo Garbin pelo envio deste vídeo.

Comentários