SpaceX Tem 30 Dias Para Provar à FCC que Starlink Funciona

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (15/06) no site “Meio Bit” destacando que a SpaceX tem 30 Dias para provar à Federal Communications Commission (FCC) dos EUA que Starlink funciona.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

SpaceX Tem 30 Dias Para Provar à FCC que Starlink Funciona

SpaceX tem pouco tempo para provar que Starlink tem latência inferior a 100 ms, sob risco de perder financiamento da FCC para o interior dos EUA 

Por Ronaldo Gogoni
Com informações: Ars Technica
15/06/2020 às 9:50

A SpaceX foi colocada numa sinuca de bico pela FCC (Federal Communications Commission), a agência de comunicações dos Estados Unidos equivalente à Anatel: a comissão acredita que a rede de satélites Starlink, lançada pela empresa e que promete fornecer internet do espaço aos consumidores, não é capaz de operar com baixa latência como diz ser. 



Dessa forma, a companhia de Elon Musk tem 30 dias para provar que o Starlink funciona, sob risco de perder a preferência em uma licitação que planeja distribuir até US$ 16 bilhões para empresas de comunicações, de modo a levar internet para o interior do país.


De acordo com uma notificação (cuidado, PDF) publicada pela FCC na última quinta-feira (12), a Starlink e outras provedoras de internet que operam com satélites de órbita baixa (em torno de 570 km de altitude, contra 35.786 km de uma órbita geoestacionária) foram colocadas no paredão, ao serem questionadas por uma possível incapacidade de fornecer uma conexão de dados a uma baixa latência, inferior a 100 ms.

Essa latência alta é o equivalente a uma conexão de dados fornecida por um satélite tradicional geoestacionário, a agência acredita que a altitude não influi em nada para reduzir o ping e dessa forma, o Starlink seria uma opção pior às companhias que oferecem internet via cabo ou fibra ótica, as preferenciais nos planos de expansão da banda larga nos EUA .

Originalmente o plano de expansão iria excluir a SpaceX e outras companhias de internet via satélites de órbita baixa completamente, mas este foi derrubado pelo diretor da FCC Ajit Pai.

No entanto, conforme o documento agora explica, as empresas terão que provar sua capacidade de entregar uma conexão espacial decente. O prazo é de 30 dias, e caso não consigam se adequar, estarão fora da licitação.

A FCC defende que fatores como "roteamento, processamento e tráfego no transporte de informações" são fatores que influenciam na latência, que não seriam influenciados pela altitude dos satélites, se de órbita baixa ou geoestacionários. Elon Musk, por sua vez já argumentou anteriormente que a meta da Starlink é fornecer uma conexão similar à da internet cabeada, com latência por em torno de 20 ms. Isso permitiria até mesmo jogar online.


O grande problema para Musk é o completo ceticismo da FCC, que declara ter "sérias dúvidas" se a tecnologia é viável para o consumidor final; o prazo de 30 dias para que as companhias demonstrem que a internet de satélites baixos funciona é problemático especialmente para a SpaceX, pelo simples motivo de que embora ela já tenha 480 satélites no espaço, o serviço per se da Starlink ainda não entrou no ar, e provavelmente não entrará a tempo.

Vendo dessa forma, fica parecendo que a decisão de Ajit Pai em dar 30 dias à SpaceX foi uma jogada para "permitir" que a empresa de Elon Musk tivesse uma chance, ao invés de seguir o plano original que era simplesmente lima-la da concorrência, mas divago.

Caso a SpaceX perca a chance de participar da licitação dos US$ 16 bilhões, a empresa ainda tem a opção de concorrer a outras voltadas a conexões de maior latência, mas o financiamento seria bem menor.


Fonte: Site MeioBit - https://meiobit.com 

Comentário: Kkkkkkkkkkk, pois é leitor, eu desconfiava que algo assim iria acontecer mais cedo ou mais tarde com esse alucinado desorientando de boca grande e arrogante. O cara briga com todo mundo, faz promessas estapafúrdias prometendo mundos e fundos que seduzem os mais susceptíveis e sonhadores, e ainda por cima briga sem o menor jogo de cintura com interesses de comunidades poderosas como as as Comunidades Astronômicas Americana e Mundial. Sendo assim, apesar do seu sucesso recente com a “Crew Dragon” era mais que previsível que essa gente iria encontrar uma forma de pegar ele de calcas curtas, como os ‘Intocáveis’ justamente fizeram com o ‘Al Capone’ nos anos 20. Enfim... vamos aguardar os acontecimentos. Aproveito para agradecer ao nosso leitor, o Prof. Alysson Diógenes, pelo envio dessa notícia.

Comentários