Presidente da AEB Prestigia Inauguração do Centro de Operações Espaciais

Olá leitor!

Pois é, uma nota postada hoje (25/06) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que o Presidente da AEB prestigiou inauguração do Centro de Operações Espaciais (COPE-P)

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Presidente da AEB Prestigia Inauguração do Centro de Operações Espaciais

Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: 25/06/2020 - 11h50
Última modificação: 25/06/2020 - 11h53


O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Carlos Moura participou, na terça-feira (23/06), em Brasília, da cerimônia de inauguração do Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P). Subordinado ao Comando de Operações Aeroespaciais, da Força Aérea Brasileira (FAB), o COPE-P ficará responsável pelo monitoramento e controle dos satélites brasileiros, especialmente do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

O SGDC tem o objetivo de fornecer cobertura de serviços de internet a 100% do território nacional, de forma a promover a inclusão digital para todos os cidadãos, além de fornecer um meio seguro e soberano para as comunicações estratégicas do Governo Federal. O satélite opera nas bandas X e Ka, destinadas respectivamente ao uso militar – que representa 30% da capacidade do equipamento – e ao uso cívico social, provendo banda larga às regiões mais remotas do Brasil – que corresponde a 70% da capacidade.

De acordo com o presidente da AEB, o COPE-P é uma estrutura importante para a infraestrutura de sistemas espaciais do Brasil. “Os sistemas espaciais impactam diretamente em setores responsáveis pelo desenvolvimento do País, por isso, iniciativas que elevam a capacidade científica e tecnológica da área espacial são importantes para a economia, o meio ambiente e outros setores”, destacou Moura.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, ressaltou que o COPE-P é mais um esforço para que o Brasil tenha um programa espacial ativo e que contribua com o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Pontes ainda afirmou que é importante pensar nas crianças que estão longe estudando, pois elas também serão beneficiadas com tudo isso que estamos construindo.

Segundo o presidente da Telebras, Waldemar Gonçalves, o SGDC cumpre perfeitamente uma de suas missões de disponibilizar internet banda larga para pessoas que vivem em regiões remotas. “Já foram instalados mais de 11 mil pontos satelitais e mais de 3 milhões de alunos conectados à internet. Dessa forma conseguimos diminuir a desigualdade social, levando inclusão digital para pessoas que vivem fora da área de interesse econômica das operadoras telefônicas comerciais”, afirmou.

A cerimônia de inauguração do COPE-P contou com a presença ilustre do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão, do ministro das Comunicações, Fábio Faria, do presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, Daniel Freitas, além de outros representantes do Executivo e do Legislativo. 

Estrutura do COPE-P 

O COPE-P é um conjunto de edificações composto para operar e monitorar o SGDC.  Além do uso estratégico militar em Banda X, também opera em Banda Ka, viabilizando internet banda larga para milhões de brasileiros nos programas de inclusão digital e acessibilidade do Governo Federal.

Com infraestrutura dotada de redundância de todos os seus sistemas críticos (energia, climatização, segurança, conectividade), para garantir operação ininterrupta, o projeto do COPE-P da Telebras/Defesa possui certificação TIER IV e foi totalmente desenvolvido em Building Information Modelling (BIM), tecnologia pioneira no setor público brasileiro. São 14.000m² de área construída, sendo 4.500m² de bloco técnico operacional. 


Transferência de Tecnologia


Um acordo de Transferência de Tecnologia assinado entre a AEB e a empresa Thales Alenia Space, no âmbito do contrato do desenvolvimento do SGDC, possibilitou a qualificação da indústria nacional em tecnologias avançadas. Essa iniciativa foi iniciada em 2015 e já permitiu a capacitação tecnológica das empresas brasileiras AEL Sistemas, Equatorial Sistemas, Cenic Engenharia, Fibraforte Indústria e Comércio, Orbital Engenharia e da Opto Eletrônica, cujo processo está em andamento, capacitando-a em tecnologias óticas estratégicas para o setor espacial do País. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 

Comentário: Não houve transferência tecnológica nenhuma nesse projeto do SGDC-1, sequer de um simples parafuso, e continuar batendo nessa tecla é optar por continuar enganando o provo brasileiro. O dinheiro gasto neste trambolho espacial deveria ser investigado pelo MPF e caso tivesse sido empregado com responsabilidade, competência e dinamismo, hoje já teríamos o nosso Veículo Lançador de Satélite.

Comentários