Foguete de Startup Japonesa Tem Lançamento Abortado Logo Após Decolagem

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/06) no site do “Olhar Digital” destacando que Foguete de Startup Japonesa tem lançamento abortado logo após decolagem.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO 

Foguete de Startup Japonesa Tem Lançamento Abortado Logo Após Decolagem

Cerca de 36 segundos após a decolagem, foram vistos fragmentos do bico do motor caindo 

Por Guilherme Preta
Editado por Fabiana Rolfini
Olhar Digital
Fonte: Space
15/06/2020 - 13h55


A Interstellar Technologies, startup espacial do Japão, não conseguiu levar o seu foguete Momo-F5 ao espaço no último domingo (14). Logo após a decolagem, uma anomalia forçou a empresa a emitir um comando de abortamento e deixar o equipamento cair no oceano Pacífico.

Segundo representantes da Interstellar Technologies, cerca de 36 segundos após a decolagem, foram vistos fragmentos do bico do motor caindo, o que fez com que a empresa encerrasse o lançamento após pouco mais de um minuto. O Momo-F5 chegou a última altitude máxima de 11,5 quilômetros, muito abaixo da meta de 100 quilômetros estabelecida.


Este foi o quinto foguete construído pela empresa, que quer tornar o espaço “um lugar mais acessível”. Para financiar a missão, a Interstellar Technologies usou o site de crowdfunding Campfire e arrecadou US$ 391 mil, muito acima dos US$ 84 mil esperados. O modelo possui 10 metros de altura e cerca de uma tonelada.

A startup foi bem sucedida em apenas um lançamento espacial, do foguete Momo-F3, em maio de 2019. Um sexto equipamento já está em construção, além do desenvolvimento do Zero, um foguete orbital.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pois é, apesar do percalço dessa startup  japonesa, ela continua firme e note leitor que o suporte financeiro deste projeto vem do sistema de crowdfunding, realmente espetacular. Isso demonstra como a Sociedade Japonesa já compreendeu a importância do espaço, como os japoneses já se integraram ao novo modelo New Space. Enquanto isso, aqui no Brasil, o nosso “Patinho Feio” é uma total e completa baderna, onde os quatro players envolvidos (Governo, Academia, Setor Privado e Institutos de Pesquisas) vivem num verdadeiro cabo de Guerra e no meio disso, a falta de real interesse político pelo programa por parte do Poder Executivo e do Congresso, ideologia politica, corrupção, mal uso do dinheiro público, ações de inteligência estrangeira, decisões estapafúrdias, egocentrismo, gestões desastrosas e por ai vai. Fica realmente muito difícil leitor continuar acreditando que algo assim possa a vir a dar certo em algum momento. Enquanto isso, o mundo avança rapidamente. Triste

Comentários