AEB e FIESC Realizaram Webinar Sobre Oportunidades do Setor Espacial Para Agronegócio

Olá leitor!

Pois é, uma nota postada ontem (18/06) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Agência e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizaram webinar sobre Oportunidades do Setor Espacial Para Agronegócio.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

AEB e FIESC Realizam Webinar Sobre Oportunidades do Setor Espacial Para Agronegócio 

Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: 18/06/2020 - 15h35
Última modificação: 18/06/2020 - 16h25

Além do presidente da AEB Carlos Moura, e o DPEI Cristiano Trein, participaram do evento, Embrapa e representantes da indústria catarinense

Para debater as oportunidades de negócios que o setor espacial brasileiro oferece, a Agência Espacial Brasileira (AEB), uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), realizou um webinar, na manhã desta quinta-feira (18.06), sobre “As Relações da Indústria Catarinense e a Tecnologia Espacial por Industriais e Profissionais do Setor Espacial Brasileiro”.

O objetivo do evento foi discutir projetos que são referência na área aeroespacial e que podem ser aplicados em diversos setores da indústria, inclusive no agronegócio. O presidente da AEB, Carlos Moura, disse que essa é uma oportunidade de desmistificar as questões de espaço, que não são apenas enviar o homem à lua, ou manter estações espaciais.

“Santa Catarina é vista como um local de altíssima qualidade de vida, empreendedorismo e inovação, e temos certeza que estamos falando com o público certo quando falamos de novas fronteiras e novas possibilidades”, afirmou Moura.

De acordo com o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, 20% da economia catarinense depende da agricultura e do agronegócio. “Precisamos oportunizar os industriais catarinenses, e dar condições de cooperação com a AEB, para que possamos identificar as sinergias para o desenvolvimento ecológico de soluções colaborativas para o setor do agro”, declarou.

O evento, transmitido pelo canal da FIESC no YouTube, contou ainda com uma apresentação do Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos (DPEI) da AEB, Cristiano Augusto Trein, sobre tecnologias espaciais para o agronegócio. Segundo Trein, “na dimensão que vivemos hoje, não existe outra maneira de se gerenciar todas as necessidades de um território como o Brasil, que não seja por meio de recursos satelitais, que fornecem imagens, serviços de navegação de meteorologia, e todo um conjunto de informações”.

Participaram do webinar, o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Bruno dos Santos Alves Figueiredo Brasil, Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, João Paulo Rodrigues, vice-presidente da empresa Visiona Tecnologia Espacial, e José Eduardo fiastes, falando sobre o perfil da indústria catarinense.

O webinar completo está disponível no canal do YouTube da AEB. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTIC, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br

Comentários