CLA Lança Foguete de Treinamento Básico

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (25/06) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que foi lançado ontem do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

AEROESPACIAL 

CLA Lança Foguete de Treinamento Básico 

O lançamento fez parte da Operação Falcão I/ 2020

Por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea
Revisão: Capitão Oliveira Lima
Publicado: 25/06/2020 - 19:55

FOTOS: Cabo Borges, Soldado Alberto e Soldado Lopes Coelho/CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na tarde desta quinta-feira (25) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) na Operação Falcão I/ 2020. A operação integra o cronograma de atividades de lançamento do CLA do ano de 2020. Além do treinamento operacional das equipes envolvidas, a Operação exercita as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

O lançamento ocorreu às 17h52min (horário de Brasília) com o veículo atingindo uma altitude máxima (apogeu) superior de 30 quilômetros em 1min15seg. Em um total aproximado de 2min44seg de tempo em voo até o término do rastreio sobre a costa alcantarense.


Destaca-se na  Operação Falcão a operacionalidade do Centro, treinamento de equipes e meios, sendo essa operação voltada principalmente para a preparação para atividades de grande porte”, afirma o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza.

A Operação iniciou no dia 22 de junho, seguindo com os procedimentos de segurança de interdição e esclarecimento de área marítima, patrulhamento terrestre e aviso aos navegantes para a comunidade pesqueira local.


O Foguete de Treinamento Básico utiliza combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas. O sistema de lançamento emprega um casulo reutilizável que pode ser novamente empregado em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento.

A Operação Falcão, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), é a primeira a ser realizada no CLA no ano de 2020 e, neste lançamento, não havia carga útil cientifica.

Lançamento do foguete FTB de Alcântara - 25/06/2020


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br 

Comentário: Pois é leitor, mais uma dessa operações de lançamento de foguetes de treinamento, e apesar de muito acharem elas desnecessárias, na verdade elas são necessárias sim, para manter a equipe do centro bem treinada para quando assim houver operações de lançamento de médio porte (como a Operação Cruzeiro, esta prevista para outubro desse ano) e de lançamento orbitais, uma experiencia ainda muito pouco conhecida, já que só foram tentados três voo orbitais até hoje do CLA, e todos com o antigo VLS-1, dois deles resultando na destruição do foguete e o outro no acidente de 2003 que matou 21 técnicos do PEB. Entretanto leitor, é preciso se averiguar se esses foguetes fornecidos pela Avibrás, ou seja, o FTB e o FTI para esse programa FOGTREIN da FAB, não são caros e se não há como as startups do país oferecer foguetes mais eficientes e baratos.

Comentários

  1. Duda, qual é a data em que vc irá parar com o blog Duda, qual é a data em que vc vai parar as atividades do blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Rsrsrsrs, tá na torcida? Em breve, quando chegar o momento você e todos saberão.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Duda, Bom Dia. Já acompanho como leigo a AEB, IAE e afins há algum tempo e, sinceramente, acho q não há outra saída que não encerrar as atividades desses órgãos. Além de poupar o dinheiro nos pouparia a vergonha extrema que nos proporcionam. Tem que ser muito inocente para acreditar que algum "projeto" aqui chegue ao fim. Vide respirador da USP, míssil anti navio , de cruzeiro, etc... Por que o governo não encerra essas atividades, vc saberia me dizer?
    vlw!
    att, diogo

    ResponderExcluir

Postar um comentário