Ministro Pontes na Jovem PAN - Pretendo Fazer Lançamentos Testes de Alcântara Com Foguetes Nacionais em 2021

Olá leitor!

No dia de ontem (12/06) o Ministro Marcos Pontes do agora denominado MCTI e não mais MCTIC, esteve dando uma entrevista de pouco mais de 30 minutos ao programa ‘Pânico’ da Rádio Jovem PAN de São Paulo, onde abordou diversos assuntos ligados a sua carreira e as ações em curso de sua pasta.

Acontece leitor que em dado momento da entrevista, o Astronauta que estava esclarecendo aos entrevistadores o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), finalizou o assunto dizendo: ‘Eu pretendo fazer alguns lançamentos de testes com foguetes nacionais no ano que vem também’. (veja abaixo).



Bom o nosso leitor pode agora está se perguntando sobre o que o Ministro Pontes quis dizer com essa afirmação? Bom, se o mesmo não estiver se referindo aos tais foguetes de treinamento produzidos pela Avibrás para o Programa FOGTREIN da FAB, aqueles mesmos que toda vez fazem voos bem sucedidos (FTB e FTI), mas ‘estranhamente’ nunca se qualificam como produto, rsrsrsrsrs (pobre povo brasileiro), na verdade possivelmente só estará cumprindo uma agenda já pré-definida. 

Explico: Fora o voo do esperado VS-50 (ou VS-43 para algumas fontes internacionais) com a carga útil europeia Hexaflay que está atrasado tanto pela ‘cagada’ da Avibrás com o motor S50, bem como pela Pandemia do Covid-19, o Brasil tem dois voos de sondagem para serem realizados e que deverão ficar pro ano que vem. São eles: 

* Operação Cruzeiro: Voo de um foguete denominado Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), que é uma derivação do Foguete Brasileiro VSB-30 para atender ao Projeto do Veículo Hipersônico Brasileiro 14-X do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do DCTA. Esse voo levará como carga útil o Experimento 14-XS, o primeiro ‘Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro’. (veja aqui). 

* Operação Igaratá: Essa segunda missão leitor tem sido tratada com certa reserva pelo players envolvidos (IAE/Orbital Engenharia) e trata do uso de um foguete VS-30 (o mais provável) ou um VSB-30, para assim realizar o teste de voo do primeiro protótipo da ‘Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM)’, um projeto ‘novela’ realizado pela Orbital sob contrato do IAE com essa empresa brasileira (uma das representantes do ‘Old Space’ no país) que vem se arrastando desde 2007.

Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Prof. Alysson Diogenes de Curitiba-PR, pelo envio dessa notícia.

Duda Falcão

Comentários

  1. Gosto dele. Me parece uma pessoa do bem e comprometida. Saímos do estado estacionário para uma evolução lenta mas contínua. Obviamente ainda somos Brasil. Provavelmente devem lançar em 2022. Suas críticas à Avibras são corretas. Até mesmo para o míssil av-mtc eles estão demorando mais de 10 anos para terminar. Não é uma empresa eficiente. Parece até estatal.

    ResponderExcluir
  2. Espero que ele se revele um outro Tarcisio.
    É complicado, o congresso é composto de pessoas do pior nivel, cheio de sem-vergonhice, e ele tem poiquissima margem de manobra. Mas paço a Deus que ele consiga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário