AEB Apresenta Panorama das Atividades Espaciais aos Alunos da Universidade da Força Aérea

Olá leitor!

Pois é, segue uma nota postada hoje (29/06) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)” destacando que a Agencia apresentou Panorama das Atividades Espaciais aos alunos da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Duda Falcão

NOTÍCIAS


AEB Apresenta Panorama das Atividades Espaciais aos Alunos da Universidade da Força Aérea 

Coordenação de Comunicação Social
Publicado em: 29/06/2020 09h20
Última modificação: 29/06/2020 09h20




O diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Cristiano Trein, apresentou, no dia (19/06), aos alunos do curso de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), da Universidade da Força Aérea (UNIFA), uma palestra online sobre Política Espacial e diretrizes Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). A iniciativa fez parte do acordo firmado entre a AEB e a UNIFA, com foco na educação de profissionais que pretendem atuar no setor espacial brasileiro.

O diretor da AEB proporcionou aos 25 alunos da UNIFA, Campus dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), uma visão teórica e prática sobre o setor espacial brasileiro, e de como as políticas nacionais de Defesa e Espacial do País são formuladas e implementadas. Também foram esclarecidas dúvidas sobre temas que estão em evidência, como o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) e o Chamamento Público, lançado pela AEB, para identificar empresas, nacionais e internacionais, que tenham interesse em realizar operações, utilizando o Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.

Para o professor de Ciências Políticas e Relações Internacionais da UNIFA, Gills Vilar Lopes, o contato dos alunos com o setor espacial brasileiro é imprescindível para analisar necessidades da FAB enquanto instituição militar e o seu papel no desenvolvimento nacional, o que inclui sinergia com outros setores e órgãos parceiros como a AEB. “A contribuição da AEB despertou o interesse dos nossos alunos, principalmente dos estudantes que possuem projetos de pesquisa na área espacial. Essa foi a primeira palestra de muitas que pretendemos realizar, em parceria com a Agência”, ressaltou.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais UNIFA oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Aeroespaciais reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). O edital para o processo seletivo para 2021 está disponível no endereço: http://www.fab.mil.br/unifa/ppgca. A área de concentração do PPGCA é Poder Aeroespacial e Pensamento Político-Estratégico Contemporâneo. 

Sobre a AEB 

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Esta do Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB) - http://www.aeb.gov.br 

Comentário: Pois então leitor, resta saber se a AEB apresentou a estes alunos o Panorama Real do PEB ou o mesmo fantasioso de sempre??? Prestou um serviço a esses alunos ou um desserviço? O que você acha? Convido aos alunos da UNIFA a assistirem as nossas ‘lives’ esclarecedoras toda as quartas-feiras às 20horas, e assim terem parâmetros para fazerem uma análise pessoal sobre o que dizem os verdadeiros especialistas sob a atual situação do PEB, com o que foi dito neste Panorama apresentado por este Diretor desse órgão pífio em sem rumo. Bebam jovens da sabedoria de quem realmente realiza e não desse burrocratas cheio de 'conversa fiada'. Na próxima semana disponibilizarei aqui as dez primeiras 'lives' realizadas, um material extremamente útil para você jovem entender o porque o PEB continua vendendo fantasias enquanto essa gente sem seriedade e muito menos compromisso continuam se perpetuando no poder.

Comentários