Alô Ministro Marcos Pontes, o PEB Perdeu Ontem Um dos Seus Pioneiros

Olá leitor!

É com enorme pesar e tristeza que informo o falecimento no dia de ontem (16/01) do Prof. José Félix Santana, um dos pioneiros do Programa Espacial Brasileiro (PEB) e do Foguetemodelismo no país e fundador do Centro de Estudos de Foguetes Espaciais do Carpina (CEFEC), centro este que fica localizado na cidade de Carpina-PE. O enterro deste baluarte será realizado na tarde de hoje.

Extremamente comprometido com o que fazia, este senhor de 71 anos, dentre os quais 53 atuando na pesquisa com foguetes, era a prova de que com amor e compromisso o Brasil pode dar certo.

Vale lembrar que em abril de 2016, em reconhecimento ao seu trabalho na área de Foguetemodelismo, o Prof. Félix foi agraciado com o 'Prêmio Von Braun de Minifoguetes' durante a realizaçao do Festival  de Minifoguetes de Curitiba (atual Festival Nacional de Minifoguetes) além de nessa área ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento de diversos grupos universitários de foguetes do país, incluindo o "Grupo de Foguetes Carl Sagan da UFPR".

Premio Von Braun de Minifoguetes do Prof. Felix.

Em reconhecimento ao trabalho realizado por este grande brasileiro (trabalho este que espero agora venha a ser finalmente reconhecido pelo governo), o Blog BRAZILIAN SPACE realizou em julho de 2016 uma entrevista como o Prof. Félix como parte integrante da série com profissionais ligados a Educação e ao Espaçomodelismo Brasileiro (veja aqui).

No segundo semestre do ano passado, visando felicitar o Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA), de Bezerros-PE, pelas suas atividades de ensino de ciências no estado de Pernambuco, o Prof. Felix fez um vídeo que seria a ultima imagem publica deste grande brasileiro, vídeo este leitor que trago agora para você.


Fui informado agora a pouco pelo Prof. Marcos Luna, coordenador do NTA, que visando homenagear a este grande parceiro deste núcleo tecnológico do agreste pernambucano, a próxima edição da Comenda Científica entregue por esta instituição terá o nome do Prof. José Félix Santana, o que é nada mais justo, e parabenizamos o NTA por esta iniciativa.

Bom leitor, neste momento de grande tristeza pela perda deste grande brasileiro o Blog BRAZILIAN SPACE se junta aos seus amigos e a comunidade espacial do país para desejar a sua família os nossos sinceros votos de pesar. Well done Prof. Felix, descanse em paz amigo.

Duda Falcão

Comentários