INPE Divulga Primeiras Imagens Feitas Pelo Satélite CBERS-4A

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (31/10) no site “G1” do globo.com destacando que o Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE) divulgou as primeiras imagens feitas pelo Satélite CBERS-4A.

Duda Falcão

VALE DO PARAÍBA E REGIÃO

INPE Divulga Primeiras Imagens Feitas Pelo Satélite CBERS-4A

Equipamento construído em parceria entre Brasil e China foi lançado no dia 20 de dezembro. Fotos são do primeiro alinhamento do equipamento sobre o Brasil, entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Por G1 Vale do Paraíba e Região
31/12/2019 - 09h44
Atualizado 31/12/2019 - 2:51:55
INPE - São José dos Campos

Foto: Divulgação INPE
Imagens divulgada pelo INPE são primeiros registros do CBERS-4A .

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou as primeiras imagens feitas pelo satélite CBERS-4A.

O satélite, feito em parceria entre Brasil e China, está em órbita desde o dia 20 de dezembro, quando foi lançado em Taiyuan (veja sobre o lançamento vídeo abaixo). O equipamento passou por uma semana de testes e, depois disso, fez os primeiros registros.

As imagens divulgadas pelo instituto são do dia 27 de dezembro, quando as três câmeras foram alinhadas sobre o Brasil. Os registros são da divisa entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, quando o satélite esteve alinhado entre às 10h56 e 11h07 sobre a região.

Foto: Divulgação INPE
Imagens feitas pelo CBERS-4A foram divulgadas pelo INPE.

Satélite desenvolvido pelo Brasil e pela China é enviado ao espaço.


A captura mostra o reservatório do Rio Manso, no Mato Grosso, e cidades do Mato Grosso do Sul, como Jardim, Guia Lopes da Laguna.

Segundo o INPE, a partir de agora o satélite vai passar por três meses de testes, para o alinhamento de câmeras até que as imagens cheguem ao resultado esperado. Nessa fase, as imagens capturadas com as configurações são debatidas por técnicos até a aprovação final. Somente depois desse relatório o Cbers-4A vai ser considerado operacional.

Foto: Divulgação/INPE 
Imagens do CBERS-4A divulgadas pelo INPE.

Projeto 

A construção do equipamento começou em 2015 e custou cerca de R$ 190 milhões - metade do valor foi custeado pelo Brasil. Duzentos cientistas trabalharam no projeto.

O Cbers-4A é o substituto do Cbers-4, que está no limite da vida útil. O novo equipamento terá como foco a Amazônia. Segundo o Inpe, o satélite foi programado para dar 14 voltas por dia em torno da Terra. O foco será o mapeamento de queimadas e o fornecimento dados à agricultura. O CBERS 4-A deverá operar por ao menos cinco anos.

Ainda no Brasil, a revisão foi feita por especialistas do INPE com cientistas da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial - foram reunidos quase 60 profissionais nesta etapa.


Fonte: Site “G1” do globo.com - 31/12/2019

Comentários

  1. anteriormente foi Lançado o CBERS-2 e em seguida o CBERS-2B , eu fico me perguntando por quê dessa vez , já tinha em Órbita o CBERS-4 e em seguida foi lançado o CBERS-4A , a pergunta é por quê no primeiro caso pulou do 2 para o 2B e dessa vez não pulou , foi 4 para o 4A , não deveria repetir a ordem para CBERS-4B também ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o motivo eu não sei ainda, mais deva sim ter um significado de o CBERS 4A não ser chamado de CBERS 4B , ou de o CBERS 2B não ser chamado de CBERS 2A

      eu acredito que a simples mudança de uma Letra Maiúscula ser ""A"" ou ""B"" deva ter alguns significado na área de fabricação de Satélites

      Excluir
    2. "O CBERS-3 estava previsto para entrar em órbita no final de 2013, visando dar continuidade à missão CBERS depois do encerramento das atividades do CBERS-2B, ampliando a participação brasileira no projeto para 50%.[7] Entretanto, na fase final do lançamento, ocorrido em 9 de dezembro de 2013 a partir da base de lançamentos de Taiyuan no sul da China, ocorreu uma falha no último estágio do foguete cuja propulsão foi interrompida 11 segundos antes do previsto, esse fato impediu o satélite de atingir a órbita pretendida, causando a sua reentrada na atmosfera." - wikipedia

      Excluir

Postar um comentário