Presidente da AEB Comemora em Vídeo o Sucesso do Lançamento dos Satélite CBERS-4A e FloripaSat-1

Olá leitor!

O presidente de nossa ainda incipiente Agencia Espacial Brasileira (AEB), o Sr. Carlos Augusto Teixeira de Moura, postou ontem (01/01) na página oficial da Agência no Facebook, uma mensagem em vídeo falando sobre o sucesso do lançamento e operação do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-4-A) e do Nanossatélite FloripaSat-1, mensagem esta que trago abaixo na íntegra para os nossos leitores.


De minha parte leitor quero aqui parabenizar a AEB e a todos que colaboraram com o sucesso destes Satélites e dos seus bem sucedidos lançamentos, “Well Done” galera. Porém não posso concordar que o Brasil tenha fechado o ano com ‘Chave de Ouro’, apesar destas conquistas e da importante vitória sobre a esquerda (rsrsrsrsrs, até mesmo com a ajuda de parte deles numa jogada política muito sapiente do Governo Bolsonaro e de sua Bancada no Congresso) na questão da aprovação do ‘Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST)’. Afinal amigo leitor, além do Governo Bolsonaro ter colaborado muito pouco com o desenvolvimento destes satélites, vale dizer que muito mais poderia ter sido feito em um ano de gestão, para assim arrumar a casa dar um rumo definitivo ao nosso “Patinho Feio”, mas infelizmente para o Brasil não foi isso que aconteceu.

Um bom exemplo disto é a falta de iniciativa do Governo em fazer o básico, como por exemplo, a infeliz manutenção do PEB ainda como ‘Programa de Governo’ e não de ‘Estado’ como deveria ser, o que atrasa o desenvolvimento do setor, gera desconfiança e com isto a falta de investimento privado, fora o rumo preocupante divulgado para o futuro 'Modelo de Governança' do programa, ainda mais complexo do que o velho modelo, quando na verdade deveria ser simplificado para assim ser funcional e eficiente.

De qualquer forma leitor, ficarei como blogueiro divulgador e defensor das atividades espaciais, bem como Cidadão Brasileiro, na torcida para que no ano de 2020 o nosso “Patinho Feio” venha realmente seguir pelo caminho do desenvolvimento e da mudança de atitude, pois caso contrario, estaremos dando inicio a mais uma década perdida.

Duda Falcão

Comentários