Foguetes Indianos Lançados do Futuro CEA, Será?

Olá leitor!

No final da noite de ontem, o nosso Ministro Marcos Pontes anunciou em sua página no Facebook que esta semana ele irá embarcar para a Índia onde deverá assinar acordos nas áreas de C&T.

Interessante esta notícia leitor, pois a mesma chega horas depois da publicação da matéria intitulada “Bilhões Em Jogo: Brasil Já Negocia Para Lançar Microssatélites em Alcântara” publicada que pelo site ‘Tilt’ do Portal UOL no dia de ontem (21/01).

Vale lembrar leitor que em 2004 o Brasil e a Índia assinaram um acordo-quadro denominado de “Acordo-Quadro entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Índia sobre a Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior” onde de mais relevante em seu ‘Artigo 3 - Áreas de Cooperação (quesito C e E)’ diz o seguinte:

* Desenvolvimento de Microssatélites e Minissatélites para fins científicos e comerciais.

* Atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento, construção, fabricação, lançamento, operação e utilização de satélites e outros sistemas espaciais.

E no ‘Artigo 4 – Formas de Cooperação (quesito A e F)’ complementa dizendo: 

* Planejamento e execução de projetos espaciais conjuntos.

* Utilização de Veículos Lançadores de Satélites e de outros sistemas espaciais para a realização de atividades conjuntas.

Pois então leitor, será que é um indicio de que a Índia em breve estará utilizando o futuro Centro Espacial de Alcântara (CEA)???? Vamos aguardar.

Duda Falcão

Comentários

  1. Vamos torcer, seria fantástico uma parceria com os indianos, acho o programa espacial deles sensacional, eles tem muito o que ensinar, fazem tanto com tão pouco. Creio que eles deveriam ser a nossa referência, acho megalomaníaco termos o programa americano, chinês, europeu e russo como referência, nunca vamos ter a grana que eles tem disponível. A Índia é a prova viva de que da para ter um programa decente com pouco orçamento

    ResponderExcluir

Postar um comentário