Propulsão Nuclear - Pesquisadores do LABCP, do INPE, Discutem Parceria Com o IPEN

Olá leitor!

Segue abaixo um pouco atrasado, é verdade, uma notícia bastante relevante postada dia (30/12) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)”.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Pesquisadores do LABCP, do INPE, Discutem Parceria Com o IPEN 

Por INPE 
Publicado: Dez 30, 2019 

São José dos Campos-SP, 30 de dezembro de 2019 

Pesquisadores do Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LABCP/COCTE), do INPE, realizaram uma visita, no final de novembro, ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, na qual foi discutida uma possível parceria para o desenvolvimento de uma fonte de energia para aplicações em sistemas de propulsão espacial.

A iniciativa faz parte dos esforços do LABCP de criar um ambiente cooperativo com outras instituições de pesquisa para o desenvolvimento de sistemas propulsivos elétricos para uso em missões espaciais. A pesquisa em propulsão elétrica no LABCP é conduzida atualmente pela equipe liderada pelo pesquisador Rodrigo Intini, e é fruto de uma longa história de pesquisas e desenvolvimentos conduzidas pelo LABCP, que integra a Coordenação de Laboratórios Associados (COCTE), e pela Coordenação Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial (CGETE).

Além da reunião, o grupo de pesquisadores do INPE visitou o reator nuclear do IPEN e conheceu o Espaço Cultural Marcello Damy, onde foi realizada uma apresentação sobre o Instituto.

A equipe do LABCP, que contou com a presença do chefe do Laboratório, o pesquisador Fernando Costa, foi recebida pela diretora de Pesquisa, Desenvolvimento, Ensino e Inovação do IPEN, a pesquisadora Isolda Costa, e pelo pesquisador Ricardo Leal Neto.

 A equipe do LABCP, do INPE, em visita ao Espaço Cultural Marcello Damy, do IPEN.
Os pesquisadores do INPE visitaram o reator nuclear do IPEN.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) -  http://www.inpe.br

Comentário: A notícia desta possível parceria ente o LABCP/COCTE do INPE e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) visando o desenvolvimento de sistemas propulsivos elétricos nucleares para uso em missões espaciais é bastante relevante, desde que seja para propósitos concretos e não para projetos que se arrastam por anos sem qualquer compromisso de apresentar resultados a Sociedade Brasileira. Até porque leitor, quando estive em novembro passado no IEAv fiquei sabendo de duas notícias que me deixaram muito triste, apesar de entender a situação que me foi colocada pelo Cel. Lester. A primeira delas relacionada a descontinuidade das pesquisas do instituto com a Propulsão a Laser, projeto este que vinha sendo conduzido desde 2007 em parceria com os EUA, e a segunda relacionada justamente a Propulsão Nuclear Espacial, está ligada ao fantástico 'Projeto Terra (Tecnologia de Reatores Rápidos Avançados)' que, infelizmente, segundo o Cel. Lester, não terá mais o objetivo de desenvolver motores nucleares para propulsão espacial. Diante disto, esta notícia acima chega em boa hora, pois da mesma forma que o Brasil tem avançado na propulsão aspirada, precisa também avançar nesta área promissora de propulsão espacial nuclear. Tomara que seja uma iniciativa séria do INPE/IPEN e com propósitos concretos.

Comentários