A Startup 'Pion Labs' Divulga as Suas Atividades e Conquistas no Ano de 2019

Olá leitor!

Neste momento em que ainda comemoramos a fantástica notícia sobre a ‘Missão Joshua’ da startup 'Acrux Aerospace Technologies', recebi neste final de semana por e-mail o relatório anual das atividades espaciais e educacionais de outra promissora startup espacial brasileira da área de foguetes, ou seja, a ‘PION Labs’.

Mesmo ainda estando em um estágio tecnológico ainda inferior ao que a Acrux pretende alcançar com o esperado sucesso da 'Missão Joshua', a Pion Labs e seus engenheiros tiveram um ano de 2019 bastante produtivo e cheio de conquistas, como o leitor mesmo poderá notar abaixo:

* Após mais de vinte testes estáticos (desde 2017) do Motor Propulsor Híbrido GLUON desenvolvido pela empresa, o mesmo alcançou maturidade tecnológica e uma confiabilidade acima da média: não tendo nenhuma falha de motor durante as operações de testes e alcançando operações com até 40 segundos sem interrupção.

* No início de 2019, a PION realizou operações completas de qualificação para carregamento do tanque de voo de oxidante criogênico de forma remota. A operação de carregamento do tanque de oxidante criogênico é parte crítica da cronologia para lançamento de um foguete híbrido/líquido, e após atingir esta maturidade tecnológica, o time da PION realizou o ‘Critical Design Review (CDR)’ do Foguete QUARK para lançamento.

* No mês de maio de 2019, finalmente o time de engenheiros da PION realizou a operação de lançamento do primeiro foguete híbrido desenvolvido por uma startup no Brasil: o voo de teste Quark/Gluon, voo este que ocorreu com sucesso  provando a capacidade da PION em realizar operações completas de lançamento incluindo o carregamento de tanques de oxidante criogênico de forma remota, desacoplamento das linhas de líquidos, ignição remota  e telemetria full-duplex incluindo câmeras a bordo, dezenas de sensores e câmeras on-board. Este voo do Foguete Híbrido Quark/Gluon ocorreu no início da noite de 19/05/2019 e pode ser visto pelo leitor pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=vWl8ppkPxoM 


* De 09 e 11 de Agosto de 2019, a PION organizou e promoveu com sucesso o ‘I Latin American Space Challenge’ (www.lasc.space - LASC), em Tatuí, SP. O evento que recebeu mais de 350 estudantes, professores e entusiastas, foi realizado na FATEC Tatuí e no Cape Canavial, local batizado para os lançamentos de foguetes e contou com mais de 25 equipes de 5 países diferentes.


Veja abaixo os vídeos de alguns lançamentos da LASC: 

Os resultados deste evento também estão compilados no link http://www.pionlabs.com.br/education/ , sendo que a Edição 2020 da ‘Latin American Space Challenge’ ocorrerá  entre os dias 14 e 16 de agosto, fique atento leitor.

* Por fim, a PION anunciou que foi formalizada como uma empresa de engenharia sob o CNPJ  35.800.920/0001-79, e que o website da empresa já está online desde o início do ano pelo link: www.pionlabs.com.br

Duda Falcão 

Comentários