NTA de Bezerros-PE Disponibilizará Base de Foguetes Para Comunidade Nordestina Após o Carnaval

Olá leitor!

Pois é, voltando a abordar o Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) de Bezerros-PE, fui informado pelo seu coordenador, o Prof. Marcos Luna, de que a nova Base de Foguetes Experimentais Dra. Rosaly Lopes estará em funcionamento após o carnaval.

Localizada em uma fazenda a 7 km do centro de Bezerros, as margens da BR 232, a Base estará disponível para alunos e seus orientadores, bem como qualquer pessoa de toda Região Nordeste que queiram desta Base realizar as suas missões de Foguetemodelismo. Para tanto, o interessado deverá entrar em contato com o Prof. Marcos Luna pelo e-mail nucleotagreste2005@gmail.com ou pelo seu whatsApp 81 998546730. Lembrando aos interessados que a rampa de lançamento da Base tem capacidade de lançar foguetes de até 12 kg, informação que me parece importante. Pois então leitor, veja abaixo algumas fotos desta base.

O Prof. Fernando Chalegue da BASETECH e o Prof. Marcos Luna ao fundo.

Entretanto caro leitor, vale ressaltar que esta Base de Lançamento de Foguetes que está situada nesta fazenda sede do NTA, é na realidade uma pequena parte de um grande complexo de ciências que se transformou o NTA atualmente, fazendo parte de um projeto denominado de ‘Espaço Voltado Para Ciência e Tecnologia do Agreste’, espaço este que conta com laboratórios que atuam em várias áreas como, Robótica Mecatrônica,  produção de mudas com tecidos vegetais, de produção de defensivos biológicos, simuladores, entre outros, bem como na realização de diversos cursos (criação de abelhas sem ferrão, e flores robóticas que liberam nutrientes para as abelhas em regiões onde não tem floração), além de realizar competições de lutas robóticas, projeção holográfica e mapeadas, peixes robôs e submarino inteligente, comando e telemetria, de carrinhos-foguetes com o combustível desenvolvido pelos alunos, de lançamento de balões meteorológicos com experimentos científicos de alunos e eventos astronômicos a noite de observação dos astros com esses alunos. Em maio próximo, em parceria com a empresa ‘PROPESCA’, o NTA estará oferecendo o Curso de Criação de camarão em suas instalações.

Tendo a sua diretoria composta pelos Prof. Marcos Luna, pelo o Dr. Eng. Ivã Chalita (proprietário da fazenda onde o NTA abriga todos os seus projetos) e pelo Dr. Eng.  Sergio Cruz (diretor de tecnologia da UNIFACOL), o NTA tem seus projetos apoiados pela BASETECH (na pessoa do Prof. Fernando Chalegue), a PROPESCA (na pessoa do Dr. Bruno Pantoja), o Solar das Abelhas (na pessoa do Prof. Lula do Mel, uma referência mundial em apicultura), e a própria UNIFACOL.

Recentemente o laboratório da NOYAMA de Moro Redondo (RS), através do Prof. Noberto Koppes, fez uma parceria com o Laboratório de Robótica do NTA para trabalharem juntos no desenvolvimento de um robô que segundo o Prof. Marcos Luna deverá ficar pronto no mês de Março. Além disso, o NTA também já trabalha no projeto de um trem que percorrerá a fazenda e que será denominado de ‘Trem da Ciência’.

Duda Falcão

Comentários