AEB Homenageia Inventor Brasileiro 'Augusto Severo' Dando o Seu Nome ao CVT-E em Parnamirim (RN)

Olá leitor!

Nesta última quarta-feira (22/01), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Sr. Carlos Moura, esteve no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), para assim participar da cerimônia de homenagem ao potiguar, sonhador, político, jornalista e inventor ‘Prof. Augusto Severo’, dando o seu nome ao Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), infraestrutura está de educação espacial localizado neste centro. A cerimônia foi acompanhada pelas bisnetas do homenageado, Sônia Maria Bezerra Cavalcanti e Olga Maria Cavalcanti de Castro.

Novo Centro Vocacional Tecnológico Augusto Severo de Albuquerque Maranhão

A importância do legado deixado por Augusto Severo na área aeronáutica foi destaque na homenagem ao jornalista, prestada que foi pelo presidente da AEB, Carlos Moura, que também ressaltou o valor do CLBI na história espacial brasileira, além de falar do mercado de lançadores para satélites de pequeno porte que serão o carro chefe para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA-MA), e irão trazer novos negócios, desenvolvimento tecnológico e diversas aplicações.

Quem foi Augusto Severo?

Prof. Augusto Severo
Nascido em Macaíba (RN), em 11 de janeiro de 1864 e falecido em Paris (FRA), em 12 de maio de 1902, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, foi um grande inventor brasileiro que motivado pelos trabalhos em aerostação do paraense Júlio César Ribeiro de Souza (que havia apresentado em 1881 um projeto de dirigível ao ‘Instituto Politécnico Brasileiro), passou a se interessar pelo voo, realizando observação de aves planadoras e construindo pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou Albatroz.

Em 1889 projetou um dirigível que incorporava ideias revolucionárias, o Potyguarania, o qual, porém, nunca chegou a ser construído.

Em 1892 Severo resolveu abandonar de vez a carreira comercial para dedicar-se à política, onde lhe estava reservado o mais honroso papel. Eleito deputado para o Congresso constituinte que organizou o Estado, teve, em 1893, de preencher a vaga aberta na Câmara dos Deputados Federais pela eleição do Dr. Pedro Velho para o cargo de Governador do Estado do Rio Grande do Norte. A passagem de Augusto Severo pelo parlamento brasileiro ficou assinalada por projetos que viraram leis no país, por trabalhos nas comissões de orçamento, de tarifas e de marinha, sobretudo nesta, onde revelou tais conhecimentos náuticos que chegava muitas vezes a ser apontado para o cargo de ministro da marinha, com o aplauso dessa força. Defendeu projetos relativos ao saneamento público, de assistência à infância e de proteção aos operários dos arsenais.

Em outubro de 1892, tendo ouvida a opinião favorável de abalizados professores da Escola Politécnica, o Governo concedeu um auxílio pecuniário para que Augusto Severo pudesse mandar fazer na Europa um aeróstato dirigível de sua autoria que incorporava as ideias que havia desenvolvido anteriormente. A esse aeróstato foi dado o nome de 'Bartholomeu de Gusmão', em homenagem ao inventor brasileiro ‘Bartolomeu Lourenço de Gusmão’, que em 1709, diante da corte portuguesa, apresentou um pequeno balão de ar quente batizado 'Passarola'. O dirigível 'Bartolomeu de Gusmão' introduzia um conceito novo. Era um aparelho semirrígido, em que o grupo propulsor estava integrado ao invólucro através de uma complexa estrutura trapeizodal em treliça.

O balão, de cerca de 2.000 m3, medindo 60 m de comprimento, chegou ao Brasil em março de 1893. A estrutura em treliça, inicialmente projetada para ser executada em alumínio, foi construída no Campo de Tiro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, assim como a montagem de uma usina para a produção de hidrogênio. A falta do material previsto para construção da estrutura fez com que Severo alterasse o projeto, construindo a parte rígida do aparelho em bambu. Tratava-se de uma estrutura complexa que deveria suportar o motor elétrico com as baterias e os tripulantes e, além disso, apresentar resistência suficiente para aguentar os esforços durante o voo.

Somente em 1894 o ‘Bartholomeu de Gusmão’ realizou as primeiras ascensões ainda como balão cativo e mostrou-se estável e equilibrado, demonstrando que a concepção proposta por Severo era adequada para o voo. A introdução de uma estrutura semirrígida integrada ao balão permitia que a hélice propulsora ficasse alinhada ao eixo longitudinal do invólucro, evitando assim que o aparelho apresentasse uma tendência de levantar a frente quando o motor fosse acionado. O problema, conhecido como tangagem, comprometia o equilíbrio e reduzia substancialmente a velocidade. Mas antes de o dirigível ser testado livre das amarras, uma tempestade destruiu o hangar e a aeronave.

Em 19 de abril de 1896, no Rio de Janeiro, Severo pediu patente para um “turbo-motor com expansões múltiplas e continuadas”, concedida no dia seguinte, às 12h40min (n 2.940). Em 20 de outubro desse ano sua mulher faleceu, após o que Severo iniciou um relacionamento amoroso com Natália de Siqueira Cossini, de origem italiana, com a qual teria dois filhos.

Em 27 de julho de 1899, no Rio de Janeiro, Severo patenteou um novo balão dirigível, o 'Paz' (posteriormente o nome foi latinizado para 'Pax'), e em 23 de julho de 1901, uma 'máquina a vapor rotativa e reversível', com a qual os navios poderiam atingir velocidades maiores.

Dirigível PAX.

Em fins de 1901, Severo licenciou-se da Câmara para viajar para a França e aí se dedicar à construção de um novo semirrígido, o 'Pax', inflado a hidrogênio. Ele queria concorrer ao ‘Prêmio Deutsch’, que premiaria com 100.000 francos aquele que fizesse um voo comprovadamente dirigido. O novo aparelho não tinha leme de direção e usava ao todo sete hélices: uma na popa, outra na proa, outra na barquinha e quatro laterais. Severo pretendia usar motores elétricos, mas a falta de recursos e de tempo fez com que ele optasse por dois motores a petróleo tipo Buchet, um com 24 cv e o outro com 16 cv. O invólucro tinha a capacidade de 2.500m3, com 30 m de comprimento e 12 no maior diâmetro. Os ensaios foram realizados nos dias 4 e 7 de maio de 1902, com sucesso.

Restos do Pax na Avenida du Maine (12 de Maio de 1902).

No dia 12 de maio de 1902, tendo como mecânico de bordo o francês ‘Georges Saché’, o 'Pax' decolou às 5h30, saindo da Estação de Vaugirard, Paris. Elevou-se rapidamente, atingindo cerca de 400 m. Cerca de dez minutos após o início do voo, o 'Pax' explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e Saché infelizmente morreram na queda. Os restos do dirigível caíram na Avenida du Maine. A catástrofe do 'Pax' teve um impacto enorme. Natália, que assistiu à queda, não se recuperou e, após retornar ao Brasil, infelizmente suicidou-se com um tiro no coração em 23 de junho de 1908, aos 30 anos de idade.

Duda Falcão

Comentários