Indústria Espacial terá Destaque no MundoGEO Connect e DroneShow 2020

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (10/01) no site do “MundoGeo” destacando que a Indústria Espacial terá destaque no ‘MundoGEO Connect’ e ‘DroneShow 2020’.

Duda Falcão

NOTÍCIAS 

Indústria Espacial terá Destaque no MundoGEO Connect e DroneShow 2020

Eventos têm como objetivo tornar a Tecnologia Espacial cada vez mais próxima e valorizada pela sociedade

Por MundoGeo
10/01/20 - 17h30
Atualizado: 10/01/20 - 17h40

Imagem de capa: Pixabay

Três eventos especiais, além do 2º Fórum de Observação da Terra, acontecem de 19 a 21 de maio em São Paulo (SP) com destaque na programação do MundoGEO Connect e DroneShow 2020.

Cada um deles será promovido por uma instituição diferente e com ampla atuação no setor: AEB (Agência Espacial Brasileira), MD (Ministério da Defesa) e IEAv (Instituto de Estudos Avançados). 

Aplicações do Setor Espacial 

A AEB vai coordenar o evento “Aplicações do Setor Espacial”, dividido em dois painéis, apresentando as aplicações do setor comercial na área de meteorologia e monitoramento ambiental e as perspectivas futuras para o Programa Espacial Brasileiro, destacando o Centro de Lançamento de Alcântara, a comercialização dos serviços espaciais e o papel da indústria.

Autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a AEB é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. 

Geointeligência pela Defesa 

Já o MD vai coordenar o evento “Geointeligência pela Defesa”, com ênfase no PESE (Programa Estratético de Sistemas Espaciais) que está sob a responsabilidade da FAB (Força Aérea Brasileira), e também o SisGeoDef (Sistema de Geoinformação da Defesa), Operações Verde Brasil e Amazônia Azul, entre outros temas.

O MD é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, articulando ações que envolvam estas instituições, individualmente ou em conjunto. 

Sensoriamento Remoto de Aplicações de Defesa 

Por sua vez, o IEAv vai coordenar uma versão reduzida do SERFA (Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações de Defesa), apresentando os resultados de pesquisa do IEAv, desafios para o futuro do setor, novos mercados para o uso do espaço e inserção da indústria 4.0 no setor, entre outros temas.

O IEAv atua como Organização Militar do Comando da Aeronáutica, com subordinação ao Comando-Geral, atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). 

Segunda Edição do Fórum de OBT 

Por fim, a MundoGEO vai coordenar o 2º Fórum de Observação da Terra, para apresentar as plataformas disponíveis de coleta e processamento de dados, projetos na área de monitoramento territorial e ambiental desenvolvidos por instituto de pesquisa como o INPE, ONGS, empresas privadas e Governos Federal, Estadual e Municipal.

“A realização destes quatro eventos integrados, mas independentes entre si, são fruto da articulação que estamos fazendo desde 2019 com a comunidade do setor e com as instituições, tornando a Tecnologia Espacial cada vez mais próxima e valorizada pela sociedade, pois assim ela pode atrair mais investimentos nacionais e internacionais, promover novos negócios, gerar empregos de alto nível e aproximar iniciativa privada, governo, instituições de fomento, institutos de pesquisas, universidades, investidores e startups” 

Emerson Granemann, Fundador e CEO da MundoGEO 


Programação e Inscrições 

Durante o mês de janeiro será divulgada a programação específica de cada evento, que está sendo planejada de forma integrada e com o objetivo de citar o uso dual da Tecnologia Espacial, necessária tanto para questões de defesa nacional como de demandas da sociedade em geral.

Acompanhe as atualizações nos respectivos sites dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow. 

Auditório da última edição do DroneShow e MundoGEO Connect.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais 

Estão abertas as inscrições no DroneShow e MundoGEO Connect 2020 com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

Será um verdadeiro festival de atrações: arenas com apresentações inovadoras; cursos básicos, avançados e práticos; seminários e fóruns temáticos; experimentação de tecnologias 3D; premiação dos melhores projetos; plataforma para conexões, negócios e troca de experiências; além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes. Veja os expositores já confirmados.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow:



Fonte: Site do MundoGeo - https://mundogeo.com

Comentário: Pois é leitor, muito interessante a iniciativa de juntar estes quatro eventos, mas a verdade é que, fora a questão da preparação para o uso comercial da Base de Alcântara que como o ministro Marcos Pontes disse pela mídia, deverá desenrolar-se ao longo do ano 2020, nada de concreto e efetivo foi feito até o momento pelo governo no setor espacial, sequer o básico, que seria a transformação do PEB em ‘Programa de Estado’, o que só atrapalha e causa desconfiança aos possíveis investidores, tornando eventos como esse nada mais do que um tremendo jogo de cena onde promessas dos dois lados são feitas e discutidas e nada de concreto estabelecido. Precisamos de ações concretas e cabe ao governo tomá-las, estabelecendo uma verdadeira política de desenvolvimento espacial no país mediada por uma  governança enxuta, competente, visionária e dinâmica, para que assim possa realmente atrair investidores dispostos a colocar os seus custosos recursos nas empresas do setor. Enfim leitor, ou o governo se mexe rapidamente fazendo o que tem de ser feito e da forma correta, ou caminharemos para mais uma década de fantasias nesta coisa chamada Programa Espacial Brasileiro.

Comentários