ITA Inaugura Centro Espacial e Investe no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt)

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (28/01) no site da “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, destacando que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou Centro Espacial ITA (CEI) e vai investir no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).

Duda Falcão 

INTERNACIONALIZAÇÃO

ITA Inaugura Centro Espacial e Investe no PrInt 

Por Redação CCS/CAPES - Brasília
Publicado: Terça, 28 Janeiro 2020 - 17:17
Última Atualização: Terça, 28 Janeiro 2020 - 19:13


O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou nesta terça-feira, 28, o Centro Espacial ITA (CEI), para aumentar a atuação aeroespacial do instituto. A nova instalação foi construída com recursos do Ministério da Educação, Ministério da Defesa e da CAPES e conta com salas para a concepção, desenvolvimento, montagem e operação de pesquisas. A iniciativa faz parte de uma série de ações previstas no Programa Estratégico de Sistemas Espaciais.

O projeto foi concebido para fazer do Brasil um desenvolvedor de novas tecnologias na área e diminuir a dependência externa. "Acredito que o Centro Espacial ITA será uma liderança mundial na área de pequenos satélites. A gente se orgulha muito de ter esse laboratório criado aqui e todos trabalharam com afinco para isso", afirma Anderson Correia, reitor do ITA.


Nos próximos anos, o ITA pretende aumentar a inserção internacional e o vínculo com o setor produtivo. Os estudos desenvolvidos no CEI serão potencializados pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). O Instituto Tecnológico da Aeronáutica é uma das 36 instituições participantes do programa e vai oferecer um doutorado internacional para formar novos pesquisadores. Entre as suas parcerias estão a NASA e a Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.

Parte dos estudos desenvolvidos em conjunto pelo ITA com os americanos já está em execução no novo centro. Uma das pesquisas em andamento é de um bolsista de mestrado financiado pela CAPES, Pedro Cabral, que estuda como se dá o risco na transmissão de informações via satélite.


Fonte: Site do CAPES - http://www.capes.gov.br/

Comentário: Bom, bom, bom, muito bom mesmo, já tava na hora, e tomara que esse centro seja conduzido com sapiência, dinamismo, comprometimento e resultados concretos que beneficiem o setor espacial do país. Agora leitor, sem arrumar essa piada denominada de Programa Espacial Brasileiro (PEB) não vai adiantar nada, ou seja, continuaremos apenas formando com qualidade profissionais para outros países, enfim... Aproveito para agradecer ao nosso leitor Wesley Camargo pelo envio dessa notícia.

Comentários