Comunicado Importante

Olá leitor!

Cada vez mais preocupado com a falta de atitude, de comprometimento e de visão do Governo Bolsonaro junto ao nosso insignificante e a cada dia que passa menos estratégico Programa Espacial Brasileiro (PEB), programa este que vive até agora (após um ano de gestão) apenas da vitória conseguida no Congresso na aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os EUA, quando na verdade outras e até muito mais importantes ações mobilizadoras e organizacionais já deveriam ter sido tomadas para arrumar este setor que é uma completa bagunça, uma verdadeira casa de ‘Mãe Joana’ sob o comando de incompetentes e de maus brasileiros que se beneficiam saqueando o poder público e a nação brasileira.

O Blog BRAZILIAN SPACE através dessa nota lamenta profundamente publicamente toda esta fantasia e este Blá-Blá-Blá protagonizado pelo MCTIC e por esta Agencia Espacial de Brinquedo (AEB). Como cidadão brasileiro, eleitor declarado do Presidente Bolsonaro, apoiador e admirador do nosso Ministro Marcos Pontes (diga-se de passagem, num contexto geral realizando um grande trabalho junto ao Ministério de C&T) não posso concordar com atual morosidade na condução das mudanças necessárias no setor espacial do país, setor este de suma importância para o futuro de qualquer nação do planeta, e como tal deve ser tratado com seriedade, comprometimento (atitude), visão estratégica e competência gerencial. Chega de Blá-Blá-Blá e de conversa fiada, vamos agir, não há mais tempo a se perder, o mundo caminha para o espaço e estamos colocando inclusive a segurança de nossa sociedade em cheque.

Diante disto, com a volta do presidente e de sua comitiva governamental da visita atualmente em curso a Índia, espero e torço para que a esta conversa fiada seja colocada de lado definitivamente, e que ações realmente engrandecedoras em prol desta hoje ‘piada mal contada’ conhecida como ‘Programa Espacial Brasileiro’ sejam efetivamente tomadas o mais breve possível. Estarei cobrando.

Duda Falcão

Comentários

  1. Caro Duda, concordo ipsis litteris com você, mas será muito difícil voltar a dar corpo ao PEB se não houver mudanças radicais e urgentes na estrutura da Agência Espacial Brasileira, que, aliás, não tem função alguma ficando em Brasília. Eu já advoguei neste espaço, por algumas vezes, que isso deveria ocorrer a bem da própria salvação do PEB. E quanto mais tempo passa sem que se veja qualquer atitude do governo em alterar tal estrutura, tanto pior para o motivação de pesquisadores e demais funcionários, o que leva o Brasil a se encolher, cada vez mais, neste campo da ciência, tão importante, mas que parece não existit na agenda do governo. A AEB, no meu entendimento deveria ser incorporada pelo INPE, que assumiria, com a Engenharia de Satélites e laboratórios associados ao PEB, o papel e o nome de Agência Espacial Brasileira, sendo que o "tradicional" INPE ficaria com a área de pesquisas associadas à análise de dados do sistema de coleta de dados e imagens de satélites e de estações terrestres diversas, afim de gerar informações sobre Clima, Meteorologia, Desmatamento, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardino!

      Seja o que for, alguma mudança na Governabilidade do Programa tem de ser feita, na verdade já deveria ter sido feita, e que passe longe do que estar sendo proposto, pois invés de facilitar a gerenciar o mesmo com eficiência, irá sim é engessar ainda mais esse troço, enfim...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário