PSM, Uma Novela Interminável, Será ????

Olá leitor!

Pois é, quem acompanha o Blog há anos, conhece o significado da sigla PSM, ou seja, “Plataforma Suborbital de Microgravidade”, plataforma está que está sendo desenvolvida desde ‘2007’ (pasmem) pela empresa brasileira ‘Orbital Engenharia’ sob um convenio de cooperação tecnológica com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), para assim suprir de uma vez por todas as necessidades do ‘Programa de Microgravidade’ da Agencia Espacial Brasileira (AEB), hoje atendidas pelas plataformas alemãs de experimentos em ambiente de microgravidade (Micro G1 e G2) desenvolvidas pelo DLR (Centro Aeroespacial Alemão) e utilizadas pelos foguetes brasileiros VS-30 e VSB-30. 

Modelo de Engenharia da PSM entregue ao IAE pela 'Orbital Engenharia' em 15 de junho de 2012.
Concepção básica da PSM.

Pois então leitor, acontece que poucos dias atrás fui informado por fonte fidedigna de que possivelmente este ano, depois de quase 13 anos após a assinatura deste convenio do IAE com a Orbital (assinado em 21/12/2007 com vigência de 24 meses), essa plataforma deverá realizar o seu voo inaugural da Base de Alcântara, e tomara mesmo leitor, pois temos de encerrar definitivamente essa dependência com os alemães.

Pois é, esta é mais uma prova de que esse modelo adotado de desenvolvimento não funciona, e este é só mais um exemplo dentre tantos de que levamos anos perdendo tempo com essas empresas sem compromisso que vivem mamando na teta de governos tão descompromissados quanto. E vale dizer que segundo minha fonte, para sair desse buraco e entregar definitivamente ao IAE esta plataforma, a ‘Orbital Engenharia’ teve de contar com ajuda de fora da empresa, mesmo após durante esse tempo absurdo de desenvolvimento, enfim... ou se muda este modelo apostando nas startups espaciais do país, ou iremos continuar obtendo os mesmos resultados de agora, ou seja, nenhum.

Diante disto leitor, caso o teste de voo da PSM realmente venha ocorrer em 2020, finalmente depois de vários anos o PEB realizará duas missões espaciais suborbitais em um único ano, já que em outubro já está agendado o voo da esperada ‘Operação Cruzeiro’, esta ligada ao projeto do veículo 14X.

Duda Falcão

Comentários

  1. A notícia até é boa, parece que alguém deve ter dado uma cutucada lá na Orbital, ou eles, com a mudança de governo. Será que vão enfim organizar a casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Não sei, mas tomara que sim. A Orbital é uma empresa que pode colaborar, mas precisa se reinventar, ser mais ágil, mais eficiente, diminuir custos, ou seja, tornar-se competitiva e aprender a buscar mercados fora do país, e assim não só depender de encomendas do governo. Seu modelo de gestão tem de mudar, valeu???

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Oi gente, sou a Diretora de Engenharia da Orbital Engenharia. Fiquei impressionada como as pessoas tem absoluta certeza daquilo que não fazem a menor ideia.
    Entrem em contato conosco para se informarem, por gentileza. A realidade é outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!

      Se és mesmo quem diz ser, porque não se identificou? Tens o direito de resposta. Se identifique, escreva sua resposta e nos envie via e-mail (brazilianspace@gmail.com) que publicaremos.

      Abs

      Duda Falcão

      Excluir
    2. Olá Duda Falcão,
      Aqui é a Jaqueline Vaz Maiolino, eu que escrevi o comentário acima.
      Você me acha no LinkedIn, para verificar que sou eu mesma.

      Excluir
    3. Olá Sra. Jaqueline Vaz Maiolino!

      Bom agora o contato tem procedência. Diante disto, como lhe disse anteriormente escreva sua resposta e nos envie via e-mail (brazilianspace@gmail.com) que publicaremos, tá ok? Fico no aguardo.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário