Índia Apresenta Robô Feminina Que Será Enviado ao Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/01) no site do “Olhar Digital” destacando que a Índia apresentou Robô Feminina que será enviado ao espaço.

Duda Falcão

Índia Apresenta Robô Feminina Que Será Enviado ao Espaço

Vyommitra pode conversar em inglês e hindi, reconhecer astronautas, responder a perguntas e operar painéis de controle

Rafael Rigues
Editado por Cesar Schaeffer
Olhar Digital
Fonte: CNet
23/01/2020 - 08h47


A Agência Espacial Indiana (ISRO) revelou uma robô humanoide feminina “capaz de desempenhar tarefas como um astronauta” e que será enviado ao espaço em uma missão não tripulada.

Batizada de Vyommitra, a ginoide (termo para um androide com aparência feminina) pode conversar em inglês ou hindi. Segundo ela mesma, “posso ser sua companheira, conversar com os astronautas, reconhecê-los e responder a suas questões”.


A robô também pode operar painéis na espaçonave como um astronauta humano. A ISRO considera Vyommitra como “meio humanoide”, já que ela não tem pernas, e pretende enviá-la ao espaço em duas missões não tripuladas, em dezembro de 2020 e junho de 2021.

As missões são parte do programa Gaganyaan, que está desenvolvendo um veículo capaz de levar astronautas ao espaço. Apesar de ter um programa espacial sofisticado, que tentou pousar um veículo na Lua no ano passado, a Índia não tem experiência em voos tripulados. Seu único astronauta, Rakesh Sharma, voou a bordo da missão Soyuz-T11 para a estação espacial soviética Salyut-7 em 1985.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Simplesmente espetacular leitor, e eu não tinha a menor ideia de que a robótica indiana estivesse tão avançada e muito menos de que eles teriam já marcadas duas missões não tripuladas para dezembro de 2020 e junho de 2021. Enquanto isso, o Brasil que sequer conseguiu ainda colocar em órbita no espaço por seus próprios meios nem um simples parafuso, vai ficando para trás a passos largos, se perdendo no Blá-Bla-Blas, na burrocracia, na estupidez, na falta de foco e na falta de atitude de seus governantes. Entretanto leitor, falando em Índia, vale lembrar que no final da noite de anteontem o nosso Ministro Marcos Pontes anunciou em sua página no Facebook que essa próxima semana estaria viajando para este país asiático afim de assinar diversos acordos na área de C&T. Plagiando o meu amigo Cassio Carlos Oliveira, religioso de carteirinha, peço que o seu Deus nos ajude para que o Ministro volte de lá com acordos realmente relevantes para o desenvolvimento espacial do país, e principalmente volte de lá com o firme propósito de cumpri-los. Parabéns aos Indianos, vou acompanhar de perto as missões desta robô feminina e cá pra nós leitor, até que ela é bonitinha.

Comentários

  1. Usando o linguajar trôpego do presidente, parece que o ministro Marcos Pontes não fez um bom casamento ao aceitar o convite de Bolsonaro, que somente parecia querer jogar para sua plateia das redes sociais, que pediam o "astronauta" como ministro. E, com certeza, ao se manifestarem assim, estes internautas pensavam em ver deslanchar o Programa Espacial Brasileiro. Triste, porque é uma área em que o Brasil acumulou muito conhecimento, mas continua com resultado abaixo da crítica e poderia, sob o comando de Pontes, dar mais visibilidade à Ciência brasileira. Mas, acho muito esperar isto do atual presidente da República que só pensa no INPE como divulgador de queimadas na Amazônia, que ele, no alto da sua falta de visão estratégica, parece acreditar serem necessárias para expandir a agricultura e a pecuária, além de assim, tornar o índio ainda "mais parecidos com nós", ideia que não se sabe de onde ele tirou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário