MCTIC Define Estrutura de Governança do ImpactaClima

Caro leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (02/01) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o MCTIC definiu a estrutura de governança do ImpactaClima.

Duda Falcão

NOTÍCIA

MCTIC Define Estrutura de Governança do ImpactaClima

Sistema vai monitorar impactos de mudanças climáticas no território brasileiro e disponibilizar informações. Plataforma deve ser lançada em março de 2020 

Por INPE 
Publicado: Jan 02, 2020
Fonte: ASCOM/MCTIC 

São José dos Campos-SP, 02 de janeiro de 2020 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou, nesta terça-feira (31), portaria que institui a estrutura de governança do ImpactaClima – Sistema de Monitoramento e Observações dos Impactos das Mudanças Climáticas. O objetivo é consolidar, integrar e disseminar informações de análises e monitoramento dos impactos da mudança do clima no território brasileiro. A plataforma atualmente está em fase-piloto e deverá ser lançada em março de 2020.

A governança do ImpactaClima será feita por um comitê gestor com representantes do MCTIC, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O comitê também deverá contar com contribuições de representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Desenvolvimento Regional.

"Com essa estrutura de governança definida, vamos dar visibilidade ao trabalho que já vinha sendo feito internamente. Vamos lançar o piloto em março e tornar as informações disponíveis em um portal eletrônico específico do ImpactaClima", afirma o coordenador-geral do Clima do MCTIC, Márcio Rojas. Ele ressalta que a iniciativa do ImpactaClima é pioneira, sem nenhuma experiência semelhante em todo o mundo.

Nesta fase-piloto, o ImpactaClima está trabalhando na região do semiárido, focado em segurança hídrica, energética e alimentar. Depois disso, a expectativa é avançar para outras regiões, como a litorânea, e cobrir todo o território nacional em até dois anos. "A ideia é ter no sistema uma série de informações sobre questões climáticas, como chuvas, ventos e secas. Todas essas informações serão trabalhadas por meio de indicadores, que serão disponibilizados para pesquisadores, autoridades municipais e para a sociedade em geral." 

Competências 

Dentre as competências do Comitê Gestor do ImpactaClima estão: planejar, avaliar e deliberar sobre estratégias e metas relacionadas à implementação, desenvolvimento e sustentação do ImpactaClima; contribuir com informações para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas sobre mudança do clima no território brasileiro e propor cooperações e parcerias nacionais e internacionais com instituições voltadas à problemática das mudanças climáticas e de outros segmentos sempre que necessário.

Para dar suporte às atividades do Comitê Gestor, poderão ser criados até quatro Grupos de Trabalho Temáticos (GTTs) simultâneos. A participação no comitê será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada. 

Projeto Amplo 

A iniciativa do ImpactaClima é um projeto do MCTIC que o ministro Marcos Pontes anunciou recentemente e que compõe o planejamento para ampliar os "serviços" do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa vinculada ao MCTIC, durante o governo Jair Bolsonaro. Com a participação de outros parceiros e ministérios, o INPE contará com mais recursos e ferramentas para aprimorar seus projetos e ações.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

  1. Ótima iniciativa, especialmente, partindo de um governo que tem entre seu grupo ideológico pessoas que acreditam em Terra plana, os que não acreditam no aquecimento global e aqueles que defendem que todo mundo que pensa diferente do que pensa o chefe deve ser banido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário