AVIBRAS Assinou Com o IAE/DCTA o Acordo de Transferência Tecnológica Para Industrialização do Foguete VSB-30

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante notícia publicada ontem (27/01) no site da “Defesanet.com”, destacando que o IAE/DCTA assinaram com a Avibras a transferência de tecnologia para a industrialização do foguete de sondagem VSB-30.

Duda Falcão 

COBERTURA ESPECIAL - ESPECIAL ESPAÇO – TECNOLOGIA

AVIBRAS Assinou Com o IAE/DCTA, ToT do Foguete VSB-30 

 O Acordo prevê que poderá industrializar e comercializar, e também adicionar aperfeiçoamentos tecnológicos, no sentido de promover uma aceleração no desenvolvimento de veículos lançadores de pequenos satélites, nacionais e competitivos internacionalmente

Defesanet.com
27 de Janeiro, 2020 - 22:30 ( Brasília )

AVIBRAS assinou com o IAE/DCTA, ToT do Foguete VSB-30.

A AVIBRAS assinou com o IAE/DCTA, Transferência de Tecnologia do Foguete VSB-30, que poderá industrializar e comercializar, e também adicionar aperfeiçoamentos tecnológicos, no sentido de promover uma aceleração no desenvolvimento de veículos lançadores de pequenos satélites, nacionais e competitivos internacionalmente.

Assinaram o ToT pela FAB o Ten Brig Aguiar Direror do DCTA e o Brig Eng Demétrio, Diretor do IAE. Pela AVIBRAS, João Brasil Carvalho Leite e Leandro Villar.

Presentes o Secretário de Desenvolvimento de São José dos Campos, Paulo Barros, diretor da AEB; Brigadeiro Vagner Vital, VP da CCISE; Julio Shidara, Presidente da AIAB; diretores da AVIBRAS; representantes do INPE e do ITA, autoridades municipais e estaduais. 

O VSB-30 

O Veículo Suborbital VSB-30 foi desenvolvido no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), fruto de cooperação entre o Brasil e a Alemanha, que em 2019 completou 50 anos.

O VSB-30 é o veículo de maior sucesso no Programa Espacial Brasileiro, no que se refere a número de lançamentos, uma vez que foram realizados até o presente 31 lançamentos com sucesso, sendo 4 no Brasil e 27 no exterior.

Destaca-se ainda que o veículo foi certificado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) em 2009 e que em 2019, foi comemorado a passagem de 15 anos desde o seu primeiro lançamento, realizado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O VSB-30 é lançado por sistemas de trilhos, estabilizado por empenas e possui indutores de rolamento que são acionados quando o veículo deixa os trilhos e que contribuem para a estabilidade durante o voo.

Este veículo possui 2 estágios a propulsão sólida e permite o transporte de cargas úteis científicas e tecnológicas de até 400 kg, até a altitude de 270 km e possibilita a realização de experimentos em ambiente de microgravidade durante 6 minutos.

Por essas características, o VSB-30 possui excelente aceitação no cenário internacional de veículos lançadores suborbitais e, a partir de hoje, se tornará pioneiro no processo de transferência de tecnologia espacial no Brasil. 

O Acordo ToT 

O contrato de transferência de tecnologia do veículo Suborbital VSB-30 do IAE/DCTA para a AVIBRAS, tem como cláusulas principais: a disponibilização da tecnologia de fabricação e integração do primeiro e segundo estágio do Veículo Suborbital VSB-30, de forma não exclusiva, à empresas que atendam requisitos de habilitação, sem custo para o acesso a tecnologia, mas com pagamento de royalties caso a empresa venha comercializa-la.

O IAE disponibilizará assessoria técnica especializada de forma remunerada, caso solicitada pela empresa.


Fonte: Site Defesanet - http://www.defesanet.com.br

Comentário: Pois é leitor, se por um lado essa é uma grande notícia para PEB, por outro a Avibrás terá que provar a este autor que tem competência e seriedade para assumir a industrialização deste que é o único produto espacial brasileiro certificado internacionalmente. Se for para fabrica-lo e vende-lo superfaturado ao Ministério da Defesa de nada adiantará a não ser para a própria empresa. Espero sinceramente que o processo de industrialização deste foguete pela Avibrás seja conduzida com a lisura, competência e responsabilidade para com os recursos públicos que proporcionaram o desenvolvimento desse foguete pelo IAE, e que agora esta empresa está recebendo de ‘mão beijada’, afinal é o mínimo que se espera de uma empresa que detém o selo de empresa estratégica.

Comentários

  1. até o momento só estamos vendo notícias de Foguetes já existentes , queremos novas notícias dos novos projetos , tais como o VLM-1 , o ÁQUILA .

    os já conhecidos e antigos , VS-30 e o VSB-30 já estão funcionando a algum tempo e com muito êxito , queremos respostas dos futuros projetos .

    estamos muito atentos as novas notícias do VLM-1 e do ÁQUILA, será que será apenas Sonhos mais uma vez ? .

    ResponderExcluir
  2. João Victor Gasparino29 de janeiro de 2020 às 00:57

    A Avibras vendeu alguma coisa superfaturada ao Ministério da Defesa? Se sim, por favor informe todos os casos com as devidas fontes. Caso contrário, é uma acusação caluniosa e anti-patriótica contra uma empresa nacional que desenvolve tecnologia de ponta! Portanto, indevido e injusto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. João Victor Gasparino!

      Tens o direito de pensar assim, mas eu discordo e tenha certeza de que quando eu tiver provas concretas apresentarei as aqui no Blog, demonstrando na verdade quem são os verdadeiros anti-patriotas. A verdade Sr. João uma hora aparece ainda mais agora em que a cultura dentro do governo parece mudar, felizmente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. João Victor Gasparino29 de janeiro de 2020 às 19:49

      Qual é a base das acusações? Estou curioso.

      Excluir
    3. Olá Sr. João Victor Gasparino!

      Tudo tem sua a hora e como eu disse a verdade sempre prevalece, mas no momento certo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário