IEAv Celebra Mais Uma Parceria Estratégica na Área de Hipersônica... Desta Vez Com a Mackenzie!!!

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (27/01) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto celebrou mais uma Parceria Estratégica na Área de Hipersônica... desta vez com a Mackenzie!!! 

Duda Falcão

IEAv Celebra Mais Uma Parceria Estratégica na Área de Hipersônica... Desta Vez Com a Mackenzie!!!

IEAv - Instituto de Estudos Avançados
Publicado: 27 Janeiro 2020
Última atualização em 27 Janeiro 2020


Uma comitiva da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), composta pelo seu Magnífico Reitor, Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, pelo Diretor da Escola de Engenharia, Prof. Dr. Sérgio Lex, e pelo seu Coordenador de Desenvolvimento e Inovação, Prof. Dr. Leandro Nunes de Castro, esteve, recentemente, no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), em São José dos Campos, a fim de celebrar uma parceria estratégica na área de Aerotermodinâmica e Hipersônica.

Naquela oportunidade, a comitiva da Mackenzie, acompanhada pelo Diretor do IEAv, Cel. Av. Lester de Abreu Faria, pelo Prof. Dr. Marco Antonio Sala Minucci, pesquisador do IEAv e pelo Prof. Dr. Ângelo Pássaro, coordenador da rede nacional de pesquisa colaborativa em propulsão hipersônica aspirada (INCT PRO-HYPER) junto ao CNPq, visitou o Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu, único laboratório desse tipo em operação na América Latina. Durante a visita foi celebrado também um Acordo de Confidencialidade (NDA) entre o IEAv e a Mackenzie, o que permitirá, entre outros, um intercâmbio interinstitucional de professores, pesquisadores, técnicos e alunos das duas instituições.

Atualmente, nota-se um grande interesse mundial pelas tecnologias hipersônicas devido, principalmente, ao seu caráter estratégico associado ao acesso ao espaço, transporte de passageiros e,principalmente, área de Defesa e Soberania. Vários países, como EUA, Rússia, China, Índia, Austrália, Alemanha, França e Brasil, já realizaram ou estão em vias de realizar ensaios em voo de sistemas hipersônicos. No Brasil, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do IEAv, conduz o projeto de uma aeronave hipersônica, o 14-X, a qual terá seu primeiro protótipo ainda este ano de 2020, em outubro, denominado 14-XS.

Para o Diretor do IEAv, Cel Av Lester de Abreu Faria, “a parceria ora formalizada entre IEAv e Mackenzie, reforça, ainda mais, os estudos, a infraestrutura e o potencial disruptivo desse tipo de tecnologia no Brasil. Mais do que nunca, o país, por meio de infraestrutura e conhecimento autóctones, domina conceitos e vetores relevantes internacionalmente, se inserindo como um forte player no contexto mundial na área de hipersônica. Isso é IEAv.... e isso é Brasil !!!”



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Pois é leitor, mais um gol desse diferenciado militar, o Cel. Av. Lester de Abreu Faria, que infelizmente para o país estará deixando este instituto no início de fevereiro próximo.

Comentários