IEAv Supera Mais Um Desafio em Busca do Domínio do Vôo Hipersônico: “Túnel Hipersônico T4 Comissionado e em Operação”!!

Olá leitor!

Segue uma nota postada dia (30/12) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que este instituto superou mais um desafio em busca do domínio do Vôo Hipersônico com o comissionamento do “Túnel Hipersônico T4”. 

Duda Falcão 

IEAv Supera Mais Um Desafio em Busca do Domínio do Vôo Hipersônico: “Túnel Hipersônico T4 Comissionado e em Operação”!!

IEAv - Instituto de Estudos Avançados
Publicado: 30 Dezembro 2019
Última atualização em 30 Dezembro 2019


O IEAv, em sua caminhada em busca do domínio do vôo hipersônico nacional, superou, recentemente, mais um dos grandes desafios de infraestrutura necessários aos ensaios de solo e testes do 14-X, veículo componente do Projeto PROPHIPER.

No contexto de infraestrutura laboratorial, a existência e disponibilização de Túneis de Vento (Choque) Hipersônicos se mostra como um grande diferencial de assimetria de poder e de possibilidade de testes em solo, possibilitando prever e estimar o comportamento dos veículos quando em vôo. Nesse sentido, a Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH) do IEAv comissionou mais um túnel de vento hipersônico pulsado, denominado T4, ampliando, assim, a capacidade operacional do complexo laboratorial hipersônico do Instituto, a qual contava, até então, já com três túneis de vento hipersônico operacionais: T1, T2 e T3.

Os principais subsistemas do túnel T4 foram doados pelo falecido Prof. Nagamatsu, do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), para Divisão EAH do IEAv, a qual obteve o apoio e o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) – Convênio No01.12.0480.00, para a sua modernização e operação.

“O primeiro disparo do túnel T4 ocorreu em outubro desse ano, produzindo um escoamento hipersônico a uma velocidade de aproximadamente dez vezes a velocidade do som no ar (MACH 10)”, afirma o Chefe do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica, 1º Ten Eng. Lucas Ribeiro.

O Chefe da Divisão de Ensaios em Solo (EAH-E), Cap Eng. Thiago Assunção complementa: “Retrofitamos todos os principais subsistemas do túnel T4, executamos a integração mecânica, elétrica e pneumática entre os mesmos, e conduzimos os ensaios funcionais e de aceitação para posterior operação, de forma segura e confiável”. 

“Já estamos comissionando o túnel T4 para melhor atender ao Projeto Estratégico PROPHIPER (14-X) no tocante à pesquisa e ao desenvolvimento de novas técnicas para diagnosticar não apenas fenômenos associados ao escoamento hipersônico, mas também o desempenho de veículos e de sistemas de propulsão hipersônica aspirada que operam em regime de voo hipersônico”, finaliza Dermeval Carinhana Jr., Pesquisador-Chefe da Divisão EAH.

Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “o projeto, a construção, e a reforma (retrofit) de um túnel hipersônico da dimensões do T4 só é possível por meio de um total conhecimento de seus mecanismos de funcionamento, bem como de uma noção ampla e profunda dos fenômenos físicos envolvidos em sua operação. O IEAv, por meio de seu corpo técnico, superou mais este estágio em sua caminhada para o vôo hipersônico, o qual está mais perto do que nunca. O povo brasileiro pode se orgulhar e admirar as conquistas de nossos técnicos em breve, com o vôo do 14-XS, em outubro de 2020. Um novo equilíbrio geopolítico mundial se anuncia na área de hipersônica!”



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Pois é leitor, a Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH) do IEAv e toda a sua equipe envolvida com o projeto do T4 estão de parabéns e principalmente o Cel. Av. Lester de Abreu Faria que, com essa conquista, finaliza a sua marcante gestão com chave de ouro, entregando ao país um equipamento essencial para nos tornamos um player de ponta mundial na pesquisa de Propulsão Hipersônica Aspirada. Estive no inicio de novembro passado visitando o IEAv, onde fui muito bem recebido por toda equipe do instituto e onde pude conferir de perto esse Túnel T4, bem como outros projetos deste órgão da FAB. Sendo assim, quero aqui aproveitar e agradecer novamente a gentileza com que fui recebido por todos na minha recente passagem pelo instituto, e ao mesmo tempo, desejar a toda equipe do nosso Instituto de Estudos Avançados (IEAv) um FELIZ ANO NOVO, especialmente ao seu grande líder o Cel. Av. Lester de Abreu Faria. ‘Well Done’ galera, continuem assim.

Comentários

  1. Parabéns ao IEAv por essa conquista para o Brasil. Logo teremos o país dominando os mísseis hipersônicos. Falta-nos ter um Lançador de satélites. Avante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário