Diretor do IEAv Profere Palestra no Dia do Engenheiro, em Sorocaba

Olá leitor!

Segue uma nota postada ontem (05/01) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que Diretor do IEAv profere palestra no Dia do Engenheiro, em Sorocaba. 

Duda Falcão

IEAv - Instituto de Estudos Avançados
Publicado: 05 Janeiro 2020
Última atualização em 05 Janeiro 2020 

Diretor do IEAv Profere Palestra no Dia do Engenheiro, em Sorocaba 


O Dia do Engenheiro é comemorado no Brasil em 11 de dezembro, tendo surgido a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 1933, o qual regulamentou e oficializou as profissões tanto de Engenheiro como de Arquiteto e de Agrimensor.


Neste ano, a FACENS, primeira instituição de Ensino Superior fundada em Sorocaba, e com aproximadamente 800 formandos nos diferentes Cursos de Engenharia, manteve uma tradição de comemorar o Dia do Engenheiro com uma apresentação de profissionais “inspiradores” dessa carreira, para a qual convidou o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, a fim de falar sobre o “Papel do Engenheiro na Sociedade” e, desta forma, preparar seus alunos um pouco mais para os desafios que estão por vir em suas carreiras. No ano de 2018, esta mesma apresentação foi realizada pelo atual Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Astronauta Marcos Pontes.

Por uma hora e meia o Cel Lester falou sobre Ciência e Tecnologia, bem como sobre o papel que a sociedade espera dos futuros engenheiros, não só como técnicos, mas ainda como cidadãos conscientes e preparados para um mercado extremamente competitivo e dinâmico, mas que, cada vez mais, considera os valores pessoais, morais e cívicos de seus profissionais. Após a apresentação, foi possível, ainda, interagir com os alunos e professores por mais uma hora aproximadamente, esclarecendo dúvidas e dando conselhos baseados na experiência do palestrante.

Para o Cel Av Lester de Abreu Faria, “essa oportunidade de interagir com os futuros profissionais é extremamente relevante, na medida em que esperamos que eles façam deste nosso país um lugar muito melhor para se viver, bem como possam construir uma sociedade mais justa e mais igualitária, baseada em princípios morais e sociais, sem esquecer o alto padrão técnico que um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico nos exige a cada dia



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Pois é, não foi por acaso que a gestão realizada no IEAv nesses dois últimos anos pelo Cel Av. Lester de Abreu Faria foi um exemplo de resultados, avançando as pesquisas lá conduzidas e ate então sem rumo. Qualquer coisa conduzida com seriedade, competência, dedicação e com os valores corretos apoiados pelo verdadeiro esforço em equipe, só tem um caminho, o do desenvolvimento e na C&T não é diferente. O Cel. Lester sabe disso, e demonstrou neste curto período que é possível um instituto militar apresentar resultados concretos a sua sociedade, e melhor, vai deixar um legado de exemplos aos seus comandados quando passar em breve a direção do IEAv ao seu substituto que se espera seja tão eficiente quanto ele foi, ou até melhor. Parabéns Cel. Lester, o país agradece.

Comentários