Temas Curiosos da Área de Foguetes e Veículos Lançadores Foram Apresentados Durante o 12º SePP&D

Olá leitor!

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou dia 28 de novembro do ano passado, em São José dos Campos (SP) o "12º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas (12º SePP&D)", evento este onde segundo a sua Programação (veja abaixo), foram discutidos alguns temas muito curiosos.


Pois então leitor, na programação acima eu destacaria as seguintes apresentações:

* Projetos VL-X1 e VL-X2
* Propulsão Líquida
* SISNAC
* VSB-30NG

Bom leitor, como eu não estive presente neste evento, e já que o site do IAE não postou até hoje essas apresentações, só nos resta especular sobre o que se tratam as mais interessantes. Vamos lá:

Projetos VL-X1 e VL-X2 - Creio que esses projetos estejam relacionados ao desenvolvimento de dois novos veículos lançadores de satélites por parte do IAE, o que em minha opinião só desfoca ainda mais o já desbotado PEB. O Governo deveria encomendar as startups espaciais brasileiras um lançador de pequenos satélites versátil e barato, baseado em tecnologias já disponíveis no país, antes de pensar em veículos maiores. Afinal leitor, vale mais um pássaro na mão do que dois voando. Foco, competência e compromisso, ou continuaremos sem o nosso lançador.

Propulsão Líquida - Não tenho leitor a menor ideia do que possa ter sido apresentado nesta apresentação, já que o desenvolvimento do motor L5 foi abandonado após o seu primeiro voo, o motor L15 jamais chegou ao seu modelo de voo e foi abandonado e o Motor L-75, bom, este sequer chegou a um modelo de engenharia completo e segundo o site do próprio instituto, seu projeto encontra-se paralisado.

SISNAC - Segundo informações colhidas pelo blog, o SISNAC é um sistema de navegação inercial para foguetes suborbitais e lançadores de satélites que irá também englobar funções de controle e guiamento do veículo, concebido para ser uma atualização do antigo SISNAV.

Bom leitor, essa é uma briga antiga do IAE até hoje sem resultado, e que poderia ser resolvida rapidamente se o sistema fosse contratado junto a uma startup espacial brasileira como, por exemplo, a CLC Consultoria, enfim...

VSB-30NG – Sinceramente leitor eu não sei afirmar se esta apresentação tem algo haver com o desenvolvimento de uma nova versão do foguete suborbital VSB-30, ou se trata daquela suposta proposta feita pelo MCTIC a Avibras para desenvolver um veículo lançador de pequenos satélites tendo como base o foguete VSB-30.

Seja como for leitor, a verdade é que, a Avibras não é a empresa adequada para liderar no país qualquer projeto nesta área, e a maior prova disto é que, mesmo com a ajuda e orientação do IAE, a mesma continua toda enrolada com o desenvolvimento do motor S50, enfim...

Duda Falcão

Comentários