Sindicato Tenta Reverter Mudança do CEMADEN

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (19/03) no site do jornal “O VALE”, destacando que o SindCT tenta reverter mudança do CEMADEN.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Sindicato Tenta Reverter Mudança do CEMADEN

Governo federal quer transferir para S. José Centro
de Desastres instalado em Cachoeira Paulista

Chico Pereira
Cachoeira Paulista
March 19, 2013 - 06:15

Foto: INPE

A comunidade de Cachoeira Paulista e o SindCT (Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial) iniciaram mobilização para tentar barrar a transferência do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e de Alertas a Desastres Naturais) para São José dos Campos.

A Câmara de Cachoeira começou a coletar assinaturas para um abaixo-assinado que será encaminhado à presidência da República e aos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, para pedir a permanência do CEMADEN no campus do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) no município.

O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Picão (PT), também vai procurar o prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), para tratar do assunto.

“A nossa intenção é mostrar para o prefeito a importância do CEMADEN para Cachoeira Paulista”, disse.

Diretores do SindiCT vão abordar o assunto hoje no Congresso Nacional, durante encontro com parlamentares das Comissões de Ciência e Tecnologia do Senado e da Câmara Federal.

“O pessoal vai aproveitar encontro com as duas comissões para tratar do absurdo da transferência do CEMADEN para São José”, disse o vice-presidente do SindCT, Fernando Morais.

Política - O secretário do sindicato, Gino Genaro, disse ontem que a transferência é uma “decisão política”.

“A mudança foi articulada pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre”, afirmou.

Na avaliação do SindCT, a transferência faria parte de um “plano de esvaziamento” do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), para também transferi-lo de Cachoeira para São José.

“Do ponto de vista técnico, não há motivo para transferir o CEMADEN. O governo investiu milhões de reais para implantar o centro, que utiliza os dados do CPTEC”, disse.

Anúncio - O anúncio da transferência foi feito semana passada pelo ministro Marco Antonio Raupp. O CEMADEN vai ser implantado no Parque Tecnológico de São José, com um investimento de R$ 50 milhões na construção da nova sede e compra de equipamentos.

A assessoria do MCTI informou que ontem não seria possível a direção do CEMADEN se pronunciar. No ministério, ninguém se pronunciou. A Prefeitura de São José reiterou que a cidade oferece condições para abrigar o CEMADEN.

Satélite Pode Ficar para 2014

São José dos Campos - O SindCT divulgou alerta para a possibilidade de fracasso na missão do CBERS-3 (satélite Sino-Brasileiro), previsto para ser lançado este ano, caso não haja a correção das falhas detectadas em componentes do artefato.

Segundo o sindicato, o setor de engenharia do INPE, responsável pelo projeto, já firmou posição de que “não pode garantir a confiabilidade adequada para se obter o sucesso da missão, caso o satélite CBERS 3 seja lançado sem a troca dos componentes que apresentaram falhas”.

Em nota, o SindCT relata que testes feitos em equipamentos e componentes do CBERS-3 até este mês “tiveram resultado péssimo e condenatório”. A situação inviabilizaria o lançamento do satélite ainda este ano

Outro lado - A AEB (Agência Espacial Brasileira) informou que não teria como comentar o assunto ontem.

ENTENDA O CASO

Implantação

O CEMADEN foi criado pelo governo federal em 2011, após a tragédia natural na região serrana do Rio de Janeiro, que resultou em 900 mortes.

Sede

O centro foi implantado no campus do INPE, em Cachoeira Paulista, e funciona com 100 profissionais.

Mudança

Na semana passada, o Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou que o CEMADEN será transferido para o Parque Tecnológico de São José.

Provisório

Segundo o governo federal, as instalações de Cachoeira Paulista “são provisórias”.

Doação

Para viabilizar a transferência, o prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), doou uma área no Parque Tecnológico.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 19/03/2013

Comentário: Pois é leitor, está ai a Festa do Interior organizada, e agora só falta chamar o Moraes Moreira. 

Comentários

  1. E agora, José?
    Ano que vem já teremos eleições...

    ResponderExcluir
  2. Essa foto não é do CEMADEM, é do CPTEC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Foi a foto publicada na matéria do jornal O VALE.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Esse Gino não sabe nada de nada pra falar isso. Trabalho em Cachoeira Paulista, e 90% dos funcionários gostariam de trabalhar no INPE/SJC em vez de trabalhar em Cachoeira. Infelizmente essa história de esvaziar o CPTEC para mudá-lo para SJC é pura balela de sindicalista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário