Começou a Maratona

Olá leitor!

A partir de abril começa os lançamentos dos foguetes brasileiros em missões na Europa. As primeiras duas missões serão as Operações TEXUS 50 e 51, missões de microgravidade promovidas pela Agência Espacial Alemã (DLR) em parceria com a empresa EADS Astrium e a Swedish Space Corporation (SSC) da Suécia.

Em ambas as missões será usado o foguete brasileiro VSB-30, que serão lançados do Centro Espacial de Esrange, localizado a 45 km da cidade de Kiruna no norte da Suécia.

Começará então a maratona de missões estrangeiras com foguetes brasileiros previstas para ocorrerem no ano de 2013. Ao todo serão oito missões, onde serão utilizados os foguetes VS-30, VS-30/Orion e VSB-30, com os mais diversos experimentos científicos e tecnológicos europeus, sendo que além do Cento de Lançamento de Esrange, algumas dessa missões serão também lançadas do Andoya Rocket Range (ARR), centro este localizado na Ilha de Andoya (ao norte do Arquipélago Vesterålen) no município de Andoy, no norte da Noruega.

Com essas missões consolida-se cada vez mais na Europa o prestigio da tecnologia brasileira de foguetes de sondagens, elevando assim o reconhecimento da tecnologia desenvolvida nos laboratórios do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência de Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Já no Brasil, as operações de lançamentos de foguetes no ano de 2013 foi iniciada dia 13 de março passado com o lançamento bem sucedido de um Foguete de Treinamento Básico (FTA) do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), próximo da capital Natal (RN), numa operação intitulada de Barreira IX.

No entanto, esse foi o lançamento de um foguete de treinamento desenvolvido pela empresa brasileira AVIBRÁS e não pelo IAE, e também diferente dos foguetes que serão lançados da Europa que são foguetes de sondagens envolvidos com pesquisas científicas e tecnológicas.

Ainda em 2013 outras operações de lançamento com o FTB e com o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), também desenvolvido pela AVIBRÁS, devem ocorrer tanto do CLBI quanto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado próximo da cidade histórica maranhense de Alcântara.

Entretanto leitor, a grande operação de lançamento do ano de 2013 a ser realizada no Brasil, com um foguete de sondagem, será a operação de lançamento do foguete VS-40 com o “SARA Suborbital I” a bordo, numa missão muito esperada pela comunidade espacial brasileira e que se bem sucedida for, deverá ser bastante comemorada por todos, inclusive pelo Blog BRAZILIAN SPACE.

Essa operação que ainda não foi nomeada, ocorrerá em algum momento do ano de 2013 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e deverá chamar a atenção dos amantes da Astronáutica no Brasil, pois junto com a “Operação Santa Bárbara” do VLS-1 (operação de preparação para o lançamento do VLS-1 VSISNAV em 2014), prevista para o segundo semestre do ano,  são as únicas operações significativas envolvendo equipes do Programa Espacial Brasileiro (PEB) previstas para ocorrerem esse ano.

Porém, vamos aguardar, pois possa ser que outra operação de lançamento com um foguete de sondagem do Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB), venha ocorrer ainda esse ano, aumentando assim os objetivos e as expectativas com as atividades espaciais do país no ano de 2013.

Duda Falcão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes