Grupo de Trabalho do SABIA-Mar se Reúne na Argentina

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (19/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que como já havíamos anunciado servidores da AEB e do INPE, integrantes do Grupo de Trabalho do Projeto do Satélite SABIA-Mar, se reuniram com seus parceiros argentinos em Buenos Aires.

Duda Falcão

Grupo de Trabalho do SABIA-Mar
se Reúne na Argentina


Brasília, 19 de março de 2013 - Mais uma etapa da missão satelital SABIA-Mar foi realizada nos dias 14 e 15 de março. O Grupo de Trabalho da missão se reuniu na sede da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE), em Buenos Aires, na Argentina, e também realizou uma reunião com usuários do satélite. SABIA-Mar é um satélite de observação oceanográfica, em especial, da costa atlântica, desde o norte do Brasil até o sul da Argentina, que está sendo proposto pelos dois países.

No dia 14 de março, o Grupo de Trabalho (GT) da missão, composto por membros da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto Nacional de Atividades Espaciais (INPE), de representante das indústrias da área espacial brasileira e da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE), se reuniu na sede da CONAE. Esta foi a segunda reunião do GT do SABIA-Mar. “O encontro foi muito importante. Avançamos na concepção do projeto”, afirma o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Gurgel. O grupo definiu, também, a função de cada um dos seus membros.

Na sexta-feira (15), foi realizada a Reunião de Usuários Argentinos do novo satélite. Além do Grupo de Trabalho do SABIA-Mar, participaram do evento os principais institutos e organismos argentinos que estudam e investigam águas, mares e oceanos. No evento, os usuários conheceram o atual estágio da missão e também discutiram requisitos acerca dos dados a serem produzidos. O objetivo é que o SABIA-Mar supra a maioria das necessidades da comunidade de usuários.

Em maio, o Brasil realizará um workshop com seus usuários. “Queremos reunir todas as instituições que poderão se beneficiar com o SABIA-Mar para que eles possam expor suas dificuldades e necessidades. O satélite deve suprir o maior número de demandas possível”, afirma o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Petrônio de Souza. O evento será realizado na sede da AEB, em Brasília.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Continuo leitor bastante cético quanto a esse projeto de satélite, mas fico na torcida sincera para que os energúmenos do governo DILMA ROUSSEFF estejam comprometidos com essa missão, mas não acredito nisso. Entretanto, está ai a notícia relativa as atividades atuais desse projeto, e vamos aguardar para vê como essa novela irá terminar, isto é, se é que irá terminar mesmo. 

Comentários