Professores do RN Participam de Curso da AEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (14/03) no site “G1” do globo.com, destacando que professores do RN participam de Curso da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Duda Falcão

RIO GRANDE DO NORTE

Professores do RN Participam de Curso
da Agência Espacial Brasileira

Astronomia e astronáutica são os temas do curso de capacitação.
Objetivo é incentivar professores a levar a temática para a sala de aula.

Fernanda Zauli
Do G1 RN
14/03/2013 - 13h47
Atualizado em 14/03/2013 - 13h47

(Fotos: Fernanda Zauli/G1)
Professores produziram foguetes de garrafa
pet e trabalharam no lançamento

Cerca de 70 professores do Rio Grande do Norte participam durante toda esta semana do curso de capacitação 'Astronomia e astronáutica', promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de mostrar como o profissional da educação pode inserir a temática espacial em sala e aula.  O curso acontece de 11 a 15 de março nas instalações do Centro de Lançamento Barreira do Inferno, em Parnamirim.

O gerente do programa AEB Escola, Carlos Eduardo Quintanilha, explica que o curso trabalha aspectos teóricos e práticos, com atividades sobre astronomia, foguetes e satélites, ministradas por especialistas de cada área. “O nosso objetivo é formar professores para levar essa temática espacial para dentro da sala de aula e, com isso, incentivar o aluno a entrar nessa área de Ciência e Tecnologia, principalmente nas áreas espaciais. A AEB tem o objetivo final de identificar jovens talentos promissores e incentivar que eles entrem na área espacial. A gente vai formar uma massa de professores que pensa espaço, que leva espaço para a sala de aula, para que aí sim o nosso aluno desperte em si a vontade de ser um futuro técnico, pesquisador ou empreendedor da área”, disse.

Jorge Raminelli vai levar a
experiência para seus alunos
O professor Jorge Raminelli aprovou a iniciativa da AEB e afirmou que o conhecimento adquirido no curso certamente será colocado em prática com os alunos do Instituto Educacional Casa Escola, onde leciona. “O curso é extremamente interessante. Em uma das atividades nós fizemos um foguete com garrafa Pet e trabalhamos no lançamento dele. Eu vou levar essa atividade para os alunos e com essa experiência eles poderão aprender  noções de espaço, velocidade, pressão, leis de Newton. Tudo o que nós estamos vendo aqui é possível levar para a sala de aula amanhã, é uma experiência excelente”, disse.

“Quando se fala em tecnologia espacial parece algo muito distante de nós e com esse curso a gente percebe que é possível instigar os alunos a desenvolver essas habilidades e fazer com que eles tenham a ambição de chegar lá”, complementou o professor.

O curso é gratuito e aberto a professores da rede pública e privada. “Para participar o professor precisa apenas ser liberado das atividades em sala de aula durante a semana do curso”, disse Carlos Eduardo Quintanilha. Esta é a terceira edição realizada no Centro de Lançamento Barreira do Inferno. Para este ano, segundo Carlos Eduardo Quintanilha, estão previstas edições em Alcântara, Brasília, Cuiabá, São José dos Campos e Santa Maria.


Fonte: Site G1 do globo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial