Projeto do Foguete Universitário Tem Início

Olá leitor!

Recebi ontem (10/03) a ‘Press Release’ abaixo, enviado ao blog pelo Eng. Rene Nardi, da empresa INOTECH, divulgando o início do Projeto do Foguete Universitário (FogUni) movido a combustível líquido.

Duda Falcão

Projeto do Foguete Universitário Tem Início

Com a participação de universidades e da iniciativa privada, foi realizada em Belo Horizonte a primeira reunião para inicio do projeto do Foguete Universitário.

O objetivo é projetar, desenvolver, construir e lançar um foguete com propelentes líquidos, utilizando tecnologia desenvolvida no Brasil. O projeto do foguete será feito prioritariamente pelos alunos e professores das universidades participantes do programa, e a construção das peças, componentes e sistemas será executado pela indústria nacional.

Participaram da reunião alunos do curso de engenharia aeroespacial da UFMG, do curso de mecatrônica da PUC-BH e do curso de engenharia elétrica da UNI-BH. Coordenando a reunião estava o Eng. Rene Nardi, representando as empresas INOTECH e UTEC.

Durante a reunião foram definidos os requisitos de alto nível para o Programa Foguete Universitário, agora chamado de FogUni, bem como dividido o trabalho entre as instituições participantes. O trabalho é imenso e existem oportunidades tanto para universidades que queiram se envolver com o Programa quanto para empresas privadas que queiram avançar na área espacial.

Ficou definido que trabalharíamos em conjunto para lançar um foguete com carga útil de 5 kg, entre 3 e 4 km de altitude. O motor deverá fornecer 1 kN de empuxo na decolagem e deve funcionar com Oxigênio líquido (LOx) e Bio-querosene (BioQ).

Empresas e universidades que queiram participar do FogUni, por favor entrem em contato com Rene Nardi atravé do email renenardi@inotechweb.com, ou através do telefone 12-8125-8864.

Na foto em anexo estão os participantes desta primeira reunião.



Fonte: Empresa INOTECH - http://www.inotechweb.com/

Comentário: Demorou um pouco, mas o projeto do Foguete Universitário foi iniciado. Não com o número de universidades que participariam segundo notícias anteriores, mas enfim, o projeto segue e vamos torcer que realmente seja exitoso, e quem sabe mais a frente, possa atrair o interesse de outras universidades.

Comentários

  1. " O CEFAB está super feliz, com está grande notícia. É a pura resposta para quem não faz simplesmente nada por esse maravilhoso BRASIL! Parabens! Prof. Rene Nardi e as universidades envolvidas, creio que as demais se achegarão para este importante desafio científico.
    Quando tentamos algo......., quando estamos diante de uma página em branco e temos que inventar com todo sacífício, tudo do zero, é óbvio que estamos enfrentando o risco de fracassar. Mas eu acredito profundamente em vocês, que a pior coisa para nós cientistas na vida, é não falhar neste país, é para nunca tentar com há tal situação caótica em que o PEB está passando.
    As necessidades de muitos países, sobrepõe as necessidades de poucos, ou a de um só como o BRASIL.
    Acho que algo só é impossível até que algum grupo no país, duvide e acabe provando o contrário.
    Tenho um grande conselho para vocês, que me acompanha duante muito tempo com as minhas pesquisas, dizia nosso ídolo, Prof. Eng. WERNER VON BRAUN: -" Quando algo sai errado eu fico mais satisfeito do que quando tudo funciona bem. Um fracasso indica exatamente onde estou errando. Mas êxitos de hoje pode esconder deficiências que comprometeriam outros êxitos
    mais importantes amnhã". Porém caros amigos, vão com calma e deixe o projeto fluir naturalmente, use a razão lógica científica, e nunca a emoção de que tudo está dando certo, a emoção contágia e nós deixam cegos".

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por mais essa iniciativa independente.

    Eu ainda acredito que estas e outras iniciativas do tipo é que podem gerar alguma coisa de útil. Ao menos enquanto os abutres populistas estiverem no poder.

    Parabéns às Universidades e principalmente às Empresas que "abraçaram" a idéia !

    Minas dando o exemplo. Que se sigam os bons!

    ResponderExcluir

Postar um comentário