IAE Inicia a Operação Salina

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/06) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o IAE iniciou as atividades da “Operação Salina”.

Duda Falcão

IAE Inicia a Operação Salina

Campo Montenegro, 20/06/2012

Foram iniciados os preparativos para a Operação, com os transporte dos motores e de parte da equipe, para o Centro de Lançamento de Alcântara – CLA.

O objetivo primário dessa operação é realizar as operações de transporte, preparação e integração mecânica do mock up estrutural inerte do VLS-1, bem como ensaios e simulações para a verificação da integração física, elétrica e lógica da Torre Móvel de Integração - TMI e dos meios de solo do Centro de Lançamento de Alcântara, associados à preparação para voo do VLS-1.

O objetivo secundário da missão é a retomada das atividades operacionais de preparação e integração do VLS-1 em sua plataforma de lançamento, proporcionando treinamento operacional às diversas equipes envolvidas.

Em 14 de junho foram enviados ao Centro de Lançamento de Alcântara - CLA, os Envelopes Motores do Primeiro Estágio (4 motores S43) e do Terceiro Estágio (1 motor S40) do mock up estrutural inerte do VLS-1.

Os subsistemas restantes estão sendo preparados no Prédio de Integração de Lançadores, na Divisão de Integração e Ensaios – AIE, do IAE.

O Propulsor S43 Inerte do Segundo Estágio está sendo especialmente preparado para o levantamento dos níveis de vibração durante o transporte até o CLA.

Período da Missão: 14/06 a 20/07/12

Local: CLA



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, foi dado inicio ao último passo com relação a TMI para que finalmente se possa lançar o primeiro do dois vôos tecnológicos previstos para o VLS-1, ou seja, o VLS-1 XVT-01. Essa Operação Salina que agora se inicia com grande atraso deverá ser finalizada em 20 de julho como previsto na nota acima, entretanto isso não significa que o lançamento será mantido para o final do ano. Temo que devido ao governo DILMA isso só venha acontecer em 2013 atrasando ainda mais esse cronograma de lançamento desastroso, mas ficarei na torcida pois sei do enorme esforço que os valorosos servidores civis e militares do IAE vem realizando para cumprirem a sua missão.

Comentários

  1. palavras não descrevem a minha felicidade ao ler isso, tudo bem que a operação começou quando ja devia ter terminado segundo o cronograma inicial mais so pelo fato do atraso não ter sido tão grande quanto eu esperava (uns 3 meses) ja me deixa com muito mais esperanças quanto ao programa do vls-1.

    ResponderExcluir
  2. E pensar que ao invés de estarem transportado o mock up do VLS, poderia ser o veiculo completo e operacional. Mas acredito que o lançamento do VLS XVT-01 está cada vez mais próximo, e acho que do ano que vem não passa. Todos os grandes testes que faltavam estão acabando, e estou confiante. Vamos torcer!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Persona!

    Pelos menos os testes estão acabando e o lançamento do VLS-1 XVT-01 se aproxima, não como gostaríamos e poderíamos realizar, mas dento de possível devido as dificuldades impostas pelo governo DILMA. Vamos torcer que tudo saia dentro do previsto e que o XVT-02 não leve mais três anos para ser lançado.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Olá Heverton!

    Assim esperamos amigo, mas com uma pequena esperança de que esse vôo ainda seja realizado em 2012. Vamos torcer.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser sempre um pragmatico, acredito que se nao houver quaisquer entraves nesse experimento, nem tampouco politicos -- q sao os piores -- nosso vls possa ser lançado a contento ainda esse ano.

    Avante brasileiros, pq nós somos o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Tassio!

    Assim nós esperamos, mas temos de ser realistas, já que essa esperança é muito pequena.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário