Projeto Internacional Reunirá Astrônomos no ON

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (27/06) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que Projeto Internacional reunirá dia 29/06 astrônomos no Observatório Nacional (ON).

Duda Falcão

Projeto Internacional Reúne
Astrônomos no Observatório Nacional

27/06/2012 - 17:23

O Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro, sedia até sexta-feira (29) a reunião anual da colaboração Sloan Digital Sky Survey (SDSS). É a segunda vez que essa reunião ela será realizada fora dos EUA, tendo sido a primeira em Paris, em 2009. Ela é o principal evento científico do SDSS, com a participação de mais de 100 cientistas.

Com o objetivo de apresentar os principais resultados da terceira fase do SDSS, foi organizada uma palestra, com tradução simultânea, do porta-voz científico do projeto, Michael Wood-Vasey. Será nesta quarta-feira (28), às 19h30, no Planetário da Gávea, Rio de Janeiro, sob o tema “De planetas extrassolares à energia escura”.

As imagens do SDSS são a base de projetos abertos ao público em geral como o Galaxy Zoo, em que 250 mil voluntários ajudaram a classificar milhões de galáxias captadas, e o Google Sky. Em janeiro de 2011, o SDSS divulgou a maior imagem do universo já feita. Ela levou uma década para ser montada e possui mais de um trilhão de pixels, o que significa que seriam necessárias 500 mil TVs HD, uma ao lado da outra, para visualizá-la na sua resolução máxima. Um zoom da imagem pode ser visto aqui.

A participação brasileira no projeto é coordenada pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (Linea), sob a direção do astrofísico do ON Luiz Nicolaci da Costa. A equipe brasileira participa tanto das pesquisas científicas quanto da distribuição dos dados, feita através da infraestrutura computacional montada para o Linea. Ela está armazenando 12 terabytes de dados provenientes do projeto. O Linea é formado por pesquisadores do ON, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: Aproveitamos para agradecer uma vez mais ao leitor José Ildefonso pelo envio dessa notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial