Comissão de Planejamento Estratégico do ITA se Reúne

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/06) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o grupo da Comissão de Planejamento Estratégico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) reuniu-se dia 15/06 para debater e definir algumas ideias sobre o Plano de Expansão do ITA.

Duda Falcão

Comissão de Planejamento
Estratégico do ITA se Reúne

ITA/DCTA
19/06/2012

No dia 15 de junho, o grupo de Comissão de Planejamento Estratégico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se reuniu para debater e definir algumas ideias sobre o Plano de Expansão do ITA. O encontro teve como objetivo apresentar metas para o planejamento do plano de expansão, incluindo a visão sobre o Centro de Inovação da Instituição.

Durante a 1º reunião conjunta, o grupo apresentou experiências em planejamento estratégico e boas práticas dos cursos de Engenharia no Brasil e no Exterior. "O encontro foi muito estimulante e interessante. Parabenizo a Administração do ITA pela iniciativa de projetar o Instituto para o século XXI.

Os engenheiros do ITA são muito bem formados e vejo seus futuros cada vez mais promissores. A importância do ITA e dos seus engenheiros só tenderá a crescer no cenário nacional",  disse o Secretário Executivo do Ministério da ciência, tecnologia e Inovação (MCTI), Álvaro Toubes Prata.

O encontro contou com a participação dos membros externos da Comissão: ex-reitores do ITA, Tenente Brigadeiro-do-ar Reginaldo dos Santos e Michal Gartenkraut; ex-reitor da USP Roberto Lobo; Ricardo Magnus Osório Galvão entre outros.

O Reitor do ITA, Carlos Pacheco, falou um pouco sobre o plano estratégico como oportunidade de repensar a Escola contou resumidamente a história da Instituição com alguns gráficos de aprovação no Vestibular e apresentou ideias de inovação para os parceiros. “O ITA é uma Escola diferenciada e incorpora valores das Escolas norte-americanas. Fomos muito inovadores neste aspecto”, afirmou.

Ainda em seu discurso, o Reitor deixou claro que a ideia do Centro de Inovação será uma oportunidade única de investir nos melhores Engenheiros do Brasil. “Os estudantes do ITA são o nosso melhor produto. Precisamos renovar o curso de Engenharia, ampliar a Instituição, pois estamos com engenheiros que tem tudo para brilhar no mundo”, completou.

O professor Takashi, da Divisão de Engenharia Eletrônica, abordou temas como: a história dos engenheiros do século XXI, uma breve história sobre o ensino superior, o cenário mundial esperado na área de engenharia, as características desejadas do engenheiro, as iniciativas pioneiras do ITA e os grandes desafios nacionais e globais.

O Vice-Presidente e Engenheiro chefe da EMBRAER, Emilio Kazunoli Matsuo, disse em entrevista que o engenheiro do futuro deve ter na área de atuação, a capacidade de criar a visão de futuro e fazer acontecer esse futuro. Em outras áreas que não a sua, ter a capacidade de ler a tendência futura e se preparar antecipadamente a essa tendência.

“Creio que o que faz e fará a força do ITA é a qualidade dos alunos que a escola seleciona. O foco, portanto, das ações para desenvolvimento da escola, deve estar nos alunos. Como criar para eles mais oportunidades de acesso ao conhecimento? E de acesso à diversidade do conhecimento? Com o apoio governamental para a duplicação, e mantendo o foco na qualidade dos alunos selecionados, o ITA tem agora uma enorme oportunidade. Os engenheiros do ITA têm sido fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. A iniciativa atual pode fazer com que sejam ainda mais determinantes no futuro”, concluiu o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz.



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários