Simpósio de Geotecnologias no Pantanal Recebe Artigos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informando que o “4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – GeoPantanal” ainda está recebendo artigos.

Duda Falcão

Simpósio de Geotecnologias
no Pantanal Recebe Artigos

Quinta-feira, 21 de Junho de 2012

Foi prorrogado para 1º de julho o prazo final para submissões de artigos a serem apresentados no 4º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal – GeoPantanal, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Embrapa - Informática Agropecuária e as universidades do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

O 4º GeoPantanal será realizado em Bonito (MS), de  20 a 24 de outubro, para reunir profissionais, pesquisadores e estudantes interessados no uso de geotecnologias para estudos do Pantanal e região do entorno situada na Bolívia e Paraguai, delimitadas pela Bacia do Alto Rio Paraguai.

Também podem ser apresentados trabalhos sobre áreas úmidas semelhantes ao Pantanal e aqueles relacionados à metodologia que possa ser aplicada nesse bioma.

Os trabalhos deverão ser submetidos em sua versão completa de acordo com as instruções disponíveis na página do evento: http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2012/

Geotecnologia

Recebe a denominação de geotecnologia o conjunto de tecnologias de informação espacial para coleta, processamento, interpretação, análise e disponibilização de dados com referência geográfica. São várias as áreas que utilizam a geotecnologia, como agricultura, meio ambiente, estudos urbanos, saúde e segurança pública, entre outras, nos mais variados tipos de aplicações.

Dentre as geotecnologias estão o sensoriamento remoto por satélite, o geoprocessamento, os sistemas de informações geográficas (SIGs), os WebGIS, os bancos de dados georreferenciados, os Sistemas de Posicionamento Global (GPS), a aerofotogrametria, a geodésia, a agrimensura, entre outros.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial