INPE Conclui Participação na Missão Shenzhou-9

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informando que o instituto concluiu sua participação na Missão Tripulada Chinesa Shenzhou-9.

Duda Falcão

INPE Conclui Participação
na Missão Shenzhou-9

Segunda-feira, 18 de Junho de 2012

Com o bem-sucedido acoplamento da nave Shenzhou-9 ao módulo Tiangong-1, na madrugada desta segunda-feira (18), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu com sucesso sua participação no apoio à missão chinesa.

Foi a primeira acoplagem de uma nave chinesa tripulada com o módulo, um laboratório em órbita. A missão também é histórica por levar ao espaço a primeira mulher chinesa, junto a dois outros astronautas.

O apoio à missão Shenzhou-9 coube à estação terrena, localizada em Alcântara (MA), do Centro de Rastreio e Controle (CRC) do INPE. Durante todo o final de semana, a órbita da espaçonave foi acompanhada também pela equipe do centro de controle situado em São José dos Campos (SP).

O CRC/INPE rastreou a Shenzhou-9 durante as suas primeiras passagens pela estação e transmitiu em tempo real os dados ao Centro de Controle Chinês, em Xi'an. A primeira passagem por Alcântara foi registrada pouco depois das 10 horas de sábado (16).

Enquanto isso, em São José dos Campos, os técnicos do centro de controle do CRC/INPE recebiam da China informações atualizadas sobre a órbita da espaçonave para gerar dados sobre as próximas passagens como, por exemplo, os instantes de entrada e saída de visibilidade e os ângulos de apontamento da antena da estação de rastreio.

“A atuação da equipe do INPE, composta pelos funcionários do Centro de Controle de Satélites e das Estações Terrenas de Alcântara e Cuiabá do CRC e do STO (na área de tecnologia da informação) foi  muito elogiada pelo Centro de Controle da China em carta de agradecimento ao Instituto”, diz Pawel Rozenfeld, chefe do CRC/INPE.

Equipe do CRC/INPE acompanha a órbita da nave
chinesa no centro de controle de São José dos Campos


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial