Operação de Lançamento SHEFEX 2 Tem Início na Noruega

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (12/06) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)” informando que já foi iniciada a “Operação SHEFEX II” no Andoya Rocket Range (ARR), na Noruega, exatamente como já havíamos informado na semana passada. (Veja a nota: "First Update of the SHEFEX 2 Campaign")

Duda Falcão

Operação de Lançamento SHEFEX 2
Tem Início na Noruega

Campo Montenegro, 12/06/2012

Foi iniciada, no dia 07 de junho, no Andoya Rocket Range, na cidade de Andenes, Noruega, a Operação SHEFEX 2, que utilizará os propulsores nacionais S40 e S44, desenvolvidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, para realizar o experimento de reentrada SHEFEX 2, desenvolvido pela Agência Espacial Alemã-DLR.

O Motor S40M 1ºestágio está pronto, com a Saia Traseira, Empenas, Ignitor/DMS e com os Adesivos.

Nesta semana está sendo preparado o S44 2º estágio que, em seguida, será disponibilizado para integração com a Carga Útil.

Esta operação de lançamento possui muitas variáveis inéditas, principalmente com relação à Carga Útil, que é extremamente cara e complexa e também no que se refere ao foguete VS-40M que vai realizar seu primeiro voo após ter sofrido modificações em relação ao seu projeto original. Ainda sim, as equipes estão trabalhando com bastante empenho e confiança, dando máxima atenção aos itens de segurança e funcionalidade dos subsistemas.

A 1ª Simulada de lançamento está prevista para segunda-feira, dia 18 de junho, e a 1ª tentativa de lançamento está prevista para o dia, dia 20 de junho.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial