Novo Diretor do INPE Assume Cargo com Vários Desafios

Olá leitor!

Segue abaixo matéria postada dia (01/06) no site “VNews.com” destacando que o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)Leonel Fernando Perondi, assume cargo em São José dos Campos (SP) com vários desafios.

Duda Falcão

Nossa Região

Novo Diretor do INPE Assume o Cargo
Com Vários Desafios, em São José

Leonel Perondi deve aumentar quadro de pesquisadores
e aprimorar projetos científicos em andamento no instituto.

Atualizado em: 19h30min
01/06/2012

O novo diretor Leonel Fernando Perondi
Tomou posse na tarde desta sexta-feira (1) o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos, Leonel Fernando Perondi. Ele assumiu o cargo na vaga de Gilberto Câmara, que chefiava o instituto desde 2005. O evento teve a presença do ministro da Ciência e da Tecnologia, Marco Antônio Raupp.

Leonel é formado em Engenharia Mecânica pelo Ita e Doutor em Física pela Universidade de Oxford. Ele é pesquisador do INPE há 30 anos e terá como desafio aumentar o quadro de pesquisadores e aprimorar os projetos científicos em andamento, como o Programa de Satélites e o Centro de Alerta de Desastres Naturais.

Perondi fez um apelo ao ministro Raupp durante a cerimônia. Ele disse que existe uma necessidade urgente de se renovar o quadro de funcionários do instituto.

"As pessoas que estão se aposentando, elas trabalham a mais de 30 anos conosco, tem uma bagagem de conhecimento monstruosa e se nós não conseguirmos colocar jovens servidores acompanhando e absorvendo esse conhecimento, são 30 anos que vão se embora da instituição", explicou Perondi.

Gilberto Câmara, que deixou o cargo
No discurso de despedida, o ex-diretor Gilberto Câmara também falou da falta de pesquisadores no INPE e comentou sobre as dificuldades para o desenvolvimento de projetos.

O ministro disse que reconhece essa necessidade e anunciou para este ano a contratação de 107 novos funcionários, sendo 17 pesquisadores.

"Agora, o que eu acho é o seguinte. O governo não tem condição de arcar sozinho com tudo isso, nem a sociedade brasileira quer encher as instituições de funcionários públicos. O que a sociedade brasileira quer é que exista uma aliança, de que vai ter parte pública, parte privada, para que os projetos sejam desenvolvidos", assegurou Raupp.

Reportagem do Jornal da Vanguarda 2ª Edição
TV Vanguarda - 01/06/2012


Fonte: Site VNews.com - http://www.vnews.com.br/

Comentário: Caro Raupp, não concordo contigo e estranho a sua colocação. Realmente é verdade que é necessário que haja uma participação maior da iniciativa privada, mas para que as empresas invistam na contratação de profissionais para atender aos projetos do governo, o mesmo terá de mudar sua atitude, se tornar mais eficiente, confiável, e de lançar projetos com seriedade e não projetos de fachada ou de cunho político. Isso só vai ocorrer em um período a longa prazo, pois confiabilidade não é algo que se compra em porta de botequim e sim algo que se adquire com tempo mediante as suas atitudes. Em nossa opinião o ideal é que o PEB deixasse de ser um programa de governo e passasse a ser um programa de estado, pois facilitaria as coisas. Além do mais, o INPE como o DCTA/IAE em época anteriores onde os recursos eram bem menores, já tiveram uma quantidade de servidores capazes de atender os projetos de ambos os institutos. Assim sendo, perdoe-me, mas não concordo contigo e digo mais, seu discurso e muito preocupante, pois demonstra que sua forma de pensar mudou e agora está aliada a um pensamento reinante há décadas no governo que poderá levar ao total sucateamento do PEB. Lamentável! Gostaríamos de agradecer ao leitor José Ildefonso pelo envio dessa matéria e pedir desculpas aos leitores pelo meu sumiço no final de semana passado, já que estava no interior da Bahia (Cícero Dantas) acompanhando a pré-estreia do filme que produzi, e por infelicidade o 3G que uso em meu laptop (OI) não funcionou.

Comentários