Lançado com Sucesso VS-40M da Operação Shefex II
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (22/06) no site do Instituto
de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que foi lançado com sucesso da
Noruega o foguete brasileiro VS-40M da “Operação Shefex II”.
Duda Falcão
Lançado com
Sucesso o Foguete VS-40M
com o Experimento
Shefex 2
Campo Montenegro,
22/06/2012
Hoje,
dia 22 de junho de 2012, às 21h18m local, foi lançado com sucesso, a partir do Centro
de Lançamento de Andoya (Noruega), o veículo suborbital brasileiro VS-40M,
transportando como carga-útil o experimento alemão Shefex 2.
A
operação desse veículo, o qual foi integralmente financiado pelo Centro
Espacial Alemão (DLR), veio ratificar a excelente reputação conquistada pela
tecnologia brasileira de veículos suborbitais junto à Agência Espacial
Européia. Adicionalmente, o VS-40M significou um importante avanço para o
alcance da autonomia brasileira de acesso ao Espaço, pois consiste da parte
superior do VLS-1, com os motores S40 e S44.
O
perfeito funcionamento dos motores S40 e S44M, bem como de todos os eventos do
voo, garantiram a trajetória nominal do experimento.
O
experimento Shefex 2 (Sharp Edge Flight Experiment) é parte de um importante
Programa alemão de desenvolvimento de tecnologia de vôos hipersônicos e de
reentrada atmosférica, e teve como objetivos testar novos materiais e tipos de
proteção térmica necessários para operação nessas condições, incluindo placas
de carbeto de silício, desenvolvida no IAE, a ser utilizada na estrutura do
Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA).
Somente
o custo dos experimentos da missão espacial Shefex 2 somou 10 milhões de euros,
estimando-se que outros 6 milhões tenham sido investidos durante o
desenvolvimento desse experimento. Importante ressaltar que o Shefex 1,
ocorrido em 2005, foi lançado com o foguete brasileiro VS-30 Orion, e que o
Shefex 3 está previsto para voar, em 2016, a bordo do Veículo Lançador
Microssatélites (VLM-1), em desenvolvimento conjunto pelo IAE e DLR, com
participação de indústrias brasileiras e alemãs.
Esse
foi mais um resultado positivo alcançado dentro da Cooperação Brasil-Alemanha.
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
Comentário: Sucesso, sucesso galera, é a
tecnologia espacial brasileira de veículos de sondagem mostrando ao mundo a sua
competência. O blog “BRAZILIAN SPACE”
parabeniza aos valorosos servidores e pesquisadores, civis e militares, do
Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), por essa demonstração de competência e
dedicação na confecção desse versátil foguete VS-40M. Parabéns a todos que
participaram dessa missão, vocês são magníficos, nota dez a todos do IAE, nota
zero a presidente DILMA e sua equipe de energúmenos. Aguarde leitor nos próximos dias o relatório completo dessa missão.
nota dez a todos do IAE, nota zero a presidente DILMA e sua equipe de energúmenos. [2]
ResponderExcluirOlá Marcelo!
ResponderExcluirÉ isso ai amigo.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Do web site da Shefex:
ResponderExcluirSHEFEX flight: Webcast replay
27 October 2005
SHEFEX Live Webcast: The backward view of the on-board camera shows the earth as seen from a height of approximately 250 Kilometers. Video Copyright © 2005 DLR.
The flight of SHEFEX (Sharp Edge Flight Experiment), an experiment prepared by the German Aerospace Center (DLR), was broadcasted live on the web on Thursday, 27 October 2005. Video streams of the launch site, the Andøya Rocket Range in Norway, as well as videofeed of the on board-cameras were available by Webcast. A replay is available here: RealMedia-Stream
Beginning early morning first live pictures from the control room were transmitted. An outdoor camera showed the SHEFEX launch from the launch pad at 15:45 CEST. Shortly after launch the backward view of an on-board camera monitored the separation of the stage. At a height of approximately 250 Kilometers the on-board camera system showed the horizon of the earth and the re-entry phase.
The aim of SHEFEX is to test new thermal protection systems concepts for re-entry vehicles, to demonstrate possible cost reduction in the manufacturing process and the maintenance of TPS (Thermal Protection System) as well as to validate the sharp edge design for an advanced aerothermodynamic concept.
The launch system consisted of a Brasilian VS-30 1st stage and a HAWK rocket as 2nd stage. After launch SHEFEX reached approximately 250 Kilometers above the North Sea and re-entried at Mach 7, seven times the speed of sound. At the tip temperatures of 1.800 degrees Celsius were generated. These temperatures are typical for re-entry vehicles. After activating of the drogue system, SHEFEX splashed down approx. 190 Kilometers downrange of the launch site and will be recovered for data analysis. Most important data was transmitted to the ground station during flight.
Olá Anônimo!
ResponderExcluirNão entendi o porquê da reprodução dessa notícia sobre o lançamento da "Operação SHEFEX I" em 2005, mas enfim, obrigado assim mesmo.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Show de bola. Belo feito do IAE.
ResponderExcluirPena a mídia brasileira não divulgar as vitórias. Mas certamente, se tivesse acontecido algum imprevisto, teriam publicado em primeira página.
Não dá pra entender a mentalidade dessa mídia ridícula que existe no Brasil.
Parabéns ao blog.
Olá Anônimo!
ResponderExcluirRealmente a resposta da mídia brasileira com relação ao PEB sempre deixou a desejar, e essa foi uma das razões que me levaram a criar o blog "BRAZILIAN SPACE". Obrigado pelo reconhecimento ao nosso trabalho e fique atento para o relatório completo dessa missão que deve sair nos próximos dias.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Parabéns Duda Falcão! Seu trabalho é de extrema importância para o PEB!
ResponderExcluirMuito Obrigado Mesmo!
Olá Anônimo!
ResponderExcluirObrigado a você amigo, o reconhecimento do leitor é o que nos motiva a continuar o nosso trabalho.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
1) Mudaram a previsão para 2016 do Shefex 3 ?
ResponderExcluira revista da AEB fala em 2015.
2) Vc tem dados do vôo ? Velocidade, apogeo, alcance etc.
3) Será que vão divulgar o video ?
Abrs
Olá Iurikorolev!
ResponderExcluirVamos as suas perguntas:
1- A previsão do DLR para o SHEFEX-3 é 2016 e eu acredito que em 2015 o IAE fará um vôo de qualificação do VLM-1. Lembrando que o SHEFEX-3 será lançado de Alcântara.
2- Ainda não foi divulgado esses dados, mas estou correndo atrás.
3 - Eu já tenho o vídeo do lançamento e divulgarei com o relatório. Entretanto, espero ainda que eles divulguem o vídeo de toda operação.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Que maravilha, que orgulho, e agora que venha o vindouro VLM!! temos ganhando muito know-how com os amigos alemas, e nossa, é muito importante ate para nossos programas como o SARA.
ResponderExcluirA despeito de [des]governos que nao se esforçam para trazer tecnologia essencial ao país, temos homens e mulheres q sao verdadeiramente o Brasil!
Q o proximo voou com o VLM ocorra tbm a contento, e o mesmo com o nosso VLS!
“Nós somos o Brasil!”
Olá Tassio!
ResponderExcluirCompartilho de seu entusiasmo amigo, mas vamos ficar com os pés no chão. O PEB tem desafios herculanos que são ainda mais complicados por conta da falta de atitude do atual governo. Apesar dessa vitória de nossa engenharia aeroespacial, os problemas vividos pelo nosso PEB são enormes e com pouca esperança de solução nos próximos anos. Assim sendo, vamos com calma e vamos ver o que acontece sem gerar grandes expectativas ainda.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Graças a Deus e essa parceria com a Alemanha o VLM será realidade mesmo que VLS fique sabe lá Deus para quando...
ResponderExcluirOlá Anônimo!
ResponderExcluirA mesma mensagem que deixei para o Tassio serve para você. Vamos com calma amigo, já que com a DILMA no poder tudo fica mais difícil.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Concordo contigo Duda! e muito
ResponderExcluirOlá Tassio!
ResponderExcluirValeu amigo.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)