Mod. de Voo Mecânico do SARA Suborbital é Entregue ao IAE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (14/06) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)” informando que o Modelo de Vôo Mecânico do Sara Suborbital foi entregue hoje ao IAE.

Duda Falcão

Modelo de Voo Mecânico do
SARA Suborbital é Entregue ao IAE

Campo Montenegro, 14/06/2012

Com a presença do Diretor do IAE, Brig Eng Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, do Sub-diretor de Espaço Cel Av Avandelino Santana Jr, e das Comissões do Contrato, dirigidas pelo Dr. Luís Loures, Gerente do Projeto Sara, e pelo Ten Cel José Duarte, Chefe da Divisão de Sistemas Espaciais, foi entregue nesta quarta-feira, 14 de junho, pela empresa CENIC o Modelo de Voo Mecânico do Sara Suborbital.

A entrega foi realizada na sede da empresa pelo Eng. Francisco Manoel Correia Dias, diretor da empresa e responsável pelo Modelo. O evento foi marcado por uma apresentação do Eng. Denis Vieira que demonstrou a missão do Sara, explicou as características de cada desenvolvimento e esclareceu o método de fabricação das estruturas, todas construídas na sala limpa nível 100.000 da empresa. Houve ainda a participação da empresa EQE, responsável pela eletrônica do Módulo de Experimentação. Após a apresentação, foi entregue o conjunto de documentos que compõem a documentação do Modelo de Voo Mecânico. Em seguida, o Brig. Kasemodel e demais participantes visitaram as instalações fabris da empresa, onde estava exposto o Modelo de Voo Mecânico.

O Modelo de Voo Mecânico do Sara Suborbital compreende três dos quatro subsistemas do veículo SARA Suborbital: Subsistema Estrutural, Módulo de Experimentação e Subsistema de Recuperação. O desenvolvimento deste Modelo foi resultado de uma parceria coordenada pelo IAE, contando com a empresa CENIC no papel de “main contractor”, e outras indústrias nacionais como a EQE e a Orbital.

O Modelo de Voo do Sara Suborbital deverá seguir nas próximas semanas para o IAE para a realização dos ensaios dinâmicos de aceitação em “shaker”. Este ensaio é condição necessária para demonstrar a aptidão do veículo para o voo.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Grande notícia leitor. Ao que parece apesar das grandes dificuldades, os valorosos servidores do IAE e técnicos das empresas brasileiras envolvidas com esse projeto estão próximos de dar um fim nessa longa novela chamada SARA Suborbital 1. A esperança de todos no ano passado era que essa pequena capsula espacial suborbital pudesse ser lançada ao espaço ainda esse ano, o que aliado ao lançamento do CBERS-3 seria um grande feito para o PEB em tempos de vacas magras, e não tenho notícias oficiais que confirmem o contrário até o momento. Entretanto, os corte no orçamento nos últimos dois anos realizados irresponsavelmente pelo governo da presidente DILMA ROUSSEFF podem impedir que essa novela chegue ao fim em 2012. Vamos torcer que não seja assim, já que ao que parece não teremos o lançamento do VLS-1 XVT-01 no final do ano. O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza o Brig. Kasemodel, o Cel. Santana Jr., os servidores do IAE que participaram desse projeto, as empresa envolvidas com o mesmo e seus funcionários, por terem atingido no dia de hoje esse estágio alcançado agora pelo projeto. Sucesso a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial