Turquia Inicia Construção de Um Espaçoporto na Somália Após Estudo de Viabilidade, informou o Ministro Mehmet Fatih Kacır
Caros amantes das atividades espaciais!
Uma notícia publicada no portal Daily News no final de dezembro (31), e de grande relevância, informou que a Turquia iniciou a construção de um porto espacial na Somália, após a realização de estudos de viabilidade. A informação foi confirmada pelo ministro turco da Indústria e Tecnologia, Mehmet Fatih Kacır.
Crédito: Daily News
De acordo com a nota do portal, a Turquia concluiu os estudos necessários de viabilidade e de projeto para um porto espacial que será estabelecido na Somália, e a primeira fase da construção já começou, anunciou na terça-feira o ministro da Indústria e Tecnologia, Mehmet Fatih Kacır.
Mais cedo no mesmo dia, o presidente Recep Tayyip Erdogan compartilhou os planos da Turquia de estabelecer o porto espacial durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, em Istambul.
Em declaração à Anadolu sobre os detalhes do projeto, Kacır disse que o porto está sendo construído em terras destinadas à Turquia na Somália, no âmbito de um acordo de cooperação assinado entre os dois países.
Observando que países localizados na região equatorial têm vantagens técnicas em termos de acesso ao espaço, ele afirmou: “Como resultado dos estudos de viabilidade realizados, a Somália surgiu como a região mais vantajosa para o investimento em um porto espacial.”
Ele disse que os trabalhos no âmbito do objetivo “Acesso ao Espaço e Porto Espacial”, incluído no Programa Espacial Nacional, estão sendo realizados sob a coordenação do Ministério da Indústria e Tecnologia, com contribuições de instituições e organizações relevantes, principalmente da Agência Espacial Turca (TUA).
“A posse de um porto espacial pela Turquia é um passo estratégico que posicionará nosso país como um ator independente, competitivo e globalmente influente nas atividades espaciais”, afirmou.
“Esse investimento oferece ganhos de longo prazo e com alto efeito multiplicador em termos da economia espacial.”
Kacır destacou que, antes de tudo, esse investimento permitirá o lançamento totalmente independente no espaço de veículos lançadores de satélites desenvolvidos na Turquia e criará um ecossistema industrial nacional sustentável e competitivo no campo das tecnologias de lançamento.
O ecossistema, que se aprofundará em áreas críticas como motores de foguetes, tecnologias de combustível, sistemas de propulsão, materiais tecnológicos avançados, aviônicos e infraestrutura de apoio em solo, garantirá que os avanços tecnológicos se tornem permanentes e que a dependência externa seja eliminada, ressaltou ele.
Kacır afirmou que o porto espacial terá capacidade para atender ao mercado espacial comercial global.
Ele enfatizou que o porto se tornará uma infraestrutura estratégica que gerará receitas para a Turquia por meio do aumento anual de serviços comerciais de lançamento de satélites, atividades de testes e processos de integração, ao mesmo tempo em que contribuirá para o desenvolvimento da Somália.
Explicando que a localização da Somália próxima ao equador, sua posição costeira, as condições climáticas favoráveis para lançamentos ao longo de todo o ano e a baixa densidade de tráfego aéreo e marítimo oferecem vantagens significativas em termos de segurança e eficiência dos lançamentos, Kacır disse que essas vantagens permitirão cronogramas de lançamento flexíveis, tornando os sistemas da Turquia globalmente competitivos.
Ele destacou que esse investimento colocará a Turquia entre os poucos países do mundo que possuem seus próprios locais de lançamento.
“Pouquíssimos países no mundo têm infraestrutura independente de lançamento de satélites”, observou.
“O lugar da Turquia nesse grupo representa um marco histórico em termos de maturidade tecnológica, independência estratégica e prestígio global no setor espacial”, afirmou.
Por fim, ele acrescentou que o porto espacial servirá como uma alavanca estratégica que proporcionará à Turquia acesso independente ao espaço, fortalecerá a segurança nacional, aprofundará a capacidade industrial e tecnológica e elevará o país ao nível mais alto da economia espacial global.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário