É Oficial, o Ex-CEO da ULA, Tory Bruno, Junta-se à Concorrente Blue Origin Para Projetos de Segurança Nacional dos EUA
Prezados amantes das atividades espaciais!
No dia de ontem (31/12), o portal Space.com noticiou que o Ex-CEO da United Launch Alliance (ULA), Tory Bruno, se juntou à concorrente Blue Origin para projetos de segurança nacional dos EUA. “Vamos trazer capacidades importantes, inovadoras e urgentemente necessárias para a nossa Nação”, disse o ex-CEO da ULA.
(Crédito da imagem: NASA/Joel Kowsky)
![]() |
| Tory Bruno, ex-CEO da ULA (foto acima), juntou-se à Blue Origin para supervisionar um novo grupo de segurança nacional. |
É oficial: Tory Bruno, o chefe de longa data da fornecedora de lançamentos United Launch Alliance (ULA), juntou-se à concorrência.
Bruno, que liderou a ULA por quase 12 anos e supervisionou o desenvolvimento do novo foguete Vulcan dessa empresa, entrou para a Blue Origin, a empresa privada de voos espaciais fundada pelo bilionário Jeff Bezos. Bruno irá supervisionar um recém-formado Grupo de Segurança Nacional na Blue Origin, anunciou a empresa em 26 de dezembro.
“Bem-vindo à Blue Origin, Tory Bruno”, escreveu o CEO da Blue Origin, Dave Limp, nas redes sociais durante o anúncio. “Compartilhamos uma crença profunda em apoiar nossa nação com a melhor tecnologia que podemos construir. Tory traz uma experiência incomparável, e estou confiante de que ele acelerará nossa capacidade de cumprir essa missão.”
Bruno atuou como presidente e CEO da ULA desde 2014 e acompanhou a aposentadoria da família de foguetes Delta da empresa. A ULA é um projeto colaborativo da Boeing e da Lockheed Martin. Bruno também liderou a empresa durante o desenvolvimento do novo foguete Vulcan Centaur, que utiliza os motores BE-4 da Blue Origin em seu primeiro estágio e foi projetado para ser o novo foguete principal da companhia.
Na Blue Origin, Bruno aparentemente supervisionará os projetos de segurança nacional da empresa relacionados ao seu enorme foguete New Glenn. A Blue Origin lançou seus dois primeiros foguetes New Glenn em 2025 e pousou com sucesso o primeiro estágio do novo lançador durante uma missão em novembro, que também colocou em órbita as duas sondas ESCAPADE da NASA rumo a Marte. A empresa pretende realizar missões de segurança nacional dos EUA juntamente com voos para clientes comerciais e civis do governo.
“Vamos trazer capacidades importantes, inovadoras e urgentemente necessárias para a nossa Nação”, escreveu Bruno nas redes sociais. “Mal posso esperar para começar.”
Jeff Bezos deu as boas-vindas a Bruno à Blue Origin com uma postagem entusiasmada nas redes sociais.
“Bem-vindo, Tory. Gradatim Ferociter!”, escreveu Bezos, usando o lema em latim da Blue Origin: “Passo a passo, ferozmente”.
“Obrigado, Jeff”, respondeu Bruno. “Vamos fazer um trabalho importante juntos.”
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário