INNOSPACE Inicia Investigação Conjunta Com o CENIPA do Brasil Sobre a Missão HANBIT-Nano

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
No dia de hoje (26/01), o site da empresa sul-coreana INNOSPACE anunciou o início de uma investigação conjunta com o CENIPA, do Brasil, relacionada à Missão HANBIT-Nano. Confira abaixo a nota na íntegra.
 
INNOSPACE Inicia Investigação Conjunta Com o CENIPA do Brasil Sobre a Missão HANBIT-Nano
 
Via website da INNOSPACE
26/01/2026
 
A INNOSPACE anunciou hoje que iniciou uma investigação conjunta com o CENIPA, órgão de investigação vinculado à Força Aérea Brasileira, sobre o primeiro lançamento comercial de seu veículo HANBIT-Nano.
 
● O CENIPA, autoridade de investigação ligada à Força Aérea Brasileira, classificou o lançamento do HANBIT-Nano como um “incidente”, e não um “acidente”
 
● A investigação tem foco em análises técnicas, e não na determinação de culpa, com o objetivo de aumentar a segurança e o sucesso das missões em lançamentos futuros
 
● As conclusões da investigação conjunta serão consideradas na definição do cronograma do próximo lançamento, que avançará após a obtenção da autorização de lançamento junto à Administração Aeroespacial da Coreia (KASA)
 
● Os dados de telemetria de voo e rastreamento obtidos durante a missão serão tratados como ativos técnicos críticos, a serem utilizados para melhorar a confiabilidade e a taxa de sucesso dos lançamentos do HANBIT
 
A INNOSPACE anunciou hoje que iniciou uma investigação conjunta com o CENIPA, autoridade de investigação sob a Força Aérea Brasileira (FAB), referente ao primeiro lançamento comercial de seu veículo lançador HANBIT-Nano. A investigação conjunta abrange a missão SPACEWARD, realizada em 22 de dezembro de 2025 (horário do Brasil), no Centro Espacial de Alcântara, no Brasil.
 
O CENIPA é a autoridade responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos e espaciais, encarregada de conduzir análises científicas de incidentes envolvendo aeronaves e veículos lançadores, de acordo com padrões internacionais. Em comunicado oficial emitido em 12 de janeiro, o CENIPA classificou o lançamento do HANBIT-Nano como um “incidente”, em vez de um “acidente”. Antes do início da investigação, o CENIPA notificou formalmente a INNOSPACE de que a apuração não tem como objetivo determinar responsabilidade legal, culpa ou passivo, mas sim identificar tecnicamente a causa do evento e aumentar a segurança e as taxas de sucesso de lançamentos futuros.
 
A investigação conjunta será conduzida com base nas análises iniciais realizadas imediatamente após o lançamento, em coordenação com a Força Aérea Brasileira. O processo envolve uma revisão abrangente dos dados de telemetria de voo e rastreamento, dados dos sistemas em solo, bem como registros de lançamento e operações, a fim de avaliar objetivamente a sequência do lançamento e identificar fatores contribuintes.
 
“Os dados de telemetria de voo e rastreamento obtidos durante a missão representam ativos técnicos valiosos para o avanço da tecnologia do nosso veículo lançador”, afirmou Soojong Kim, fundador e CEO da INNOSPACE. “Ao integrar os dados obtidos neste voo com os resultados da investigação conjunta, iremos aprimorar ainda mais a maturidade técnica, a confiabilidade e a taxa de sucesso das missões do veículo lançador HANBIT.”
 
O cronograma do próximo lançamento será finalizado com base nos resultados da investigação, juntamente com o escopo das melhorias técnicas e dos planos de validação. Após a conclusão da investigação e a implementação das medidas corretivas, a INNOSPACE planeja prosseguir com seu próximo lançamento após obter a autorização de lançamento da Administração Aeroespacial da Coreia (KASA).
 
Durante a missão HANBIT-Nano, o veículo lançador decolou às 22h13 (BRT) em 22 de dezembro de 2025. Aproximadamente 30 segundos após a decolagem, uma anomalia foi detectada, e a missão foi encerrada com segurança, de acordo com os procedimentos de segurança previamente estabelecidos. Não houve registro de feridos nem de danos adicionais às instalações.
 
Decolagem do HANBIT-Nano no Centro Espacial de Alcântara, no Brasil (22 de dezembro de 2025).

Veículo lançador ‘HANBIT-Nano’ da INNOSPACE e o Centro Espacial de Alcântara, no Brasil.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao jovem divulgador científico Raul Carlos pelo envio dessa noticia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários