O Foguete SLS da Missão Artemis II da NASA, Chega Finalmente a Plataforma de Lançamento

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Por meio uma nota acompanhada de uma belíssima imagem, a NASA informou, em seu portal no dia 17/01, que o Foguete SLS, junto com à Espaçonave Orion da Missão Artemis II, chegaram à sua plataforma de lançamento. O equipamento agora se prepara para o histórico voo lunar tripulado que marcará o retorno do ser humano à órbita da Lua, algo que não ocorre desde a missão Missão Apollo 17, em dezembro de 1972quase 54 anos atrás.
 
NASA/Keegan Barber
O foguete Space Launch System (SLS) da missão Artemis II da NASA e a espaçonave Orion são vistos iluminados por refletores no Complexo de Lançamento 39B, no sábado, 17 de janeiro de 2026, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
 
Às 18h42 (horário do leste dos EUA) do sábado, 17 de janeiro, o foguete SLS (Space Launch System) da missão Artemis II da NASA e a espaçonave Orion chegaram à Plataforma de Lançamento 39B após uma jornada de quase 12 horas desde o Edifício de Montagem de Veículos (VAB) no Centro Espacial Kennedy da agência, na Flórida.
 
Horas antes, o transportador-esteira 2 da NASA iniciou sua travessia de cerca de 6,4 quilômetros (4 milhas) com o SLS integrado e a Orion empilhados no topo. Movendo-se a uma velocidade máxima de apenas 1,3 km/h (0,82 mph), o transportador levou lenta, porém seguramente, o imponente foguete lunar e a espaçonave em direção à plataforma.
 
Assim que saiu pelas grandes portas do compartimento alto (high bay) do VAB, o foguete fez uma pausa planejada para permitir que as equipes reposicionassem o braço de acesso da tripulação — uma ponte que fornece aos astronautas e à equipe de fechamento acesso à Orion no dia do lançamento.
 
Nos próximos dias, engenheiros e técnicos irão preparar o foguete Artemis II para o ensaio geral molhado, um teste das operações de abastecimento e dos procedimentos de contagem regressiva. Programado para ocorrer até, no máximo, 2 de fevereiro, a equipe carregará o foguete com propelentes criogênicos, ou seja, super-resfriados, executará a contagem regressiva e praticará a drenagem segura dos propelentes do foguete — etapas essenciais antes da primeira missão Artemis tripulada.
 
Ensaios gerais molhados adicionais podem ser necessários para garantir que o veículo esteja completamente verificado e pronto para o voo. Se necessário, a NASA poderá levar o SLS e a Orion de volta ao Edifício de Montagem de Veículos para trabalhos adicionais antes do lançamento, após o ensaio geral molhado.
 
O voo de teste da Artemis II levará os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, além do astronauta da CSA (Agência Espacial Canadense) Jeremy Hansen, em uma jornada de aproximadamente 10 dias ao redor da Lua e de volta à Terra. Trata-se de mais um passo rumo a novas missões tripuladas dos Estados Unidos à superfície lunar, levando a uma presença sustentável na Lua que ajudará a agência a se preparar para enviar os primeiros astronautas — americanos — a Marte.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários