A NASA Dá as Boas-Vindas a 'Omã' Como o Mais Novo Signatário dos Acordos Artemis

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
No dia de ontem (26/01), o portal NASA anunciou que essa agência espacial estadunidense dava boas vindas a Omã como o mais novo signatário dos Acordos Artemis.
 
Crédito: NASA

De acordo com a nota do portal, o Sultanato de Omã assinou os Acordos Artemis durante uma cerimônia realizada em Mascate, com a presença da NASA, na segunda-feira, tornando-se a 61ª nação a se comprometer com a exploração espacial responsável em benefício de toda a humanidade.
 
“A adesão de Omã aos Acordos Artemis estabelece um exemplo importante sobre o valor do comportamento responsável e da busca compartilhada pela descoberta”, disse o administrador da NASA, Jared Isaacman, em declarações gravadas durante a cerimônia. “Omã se junta aos Estados Unidos e aos nossos outros parceiros para garantir a exploração pacífica do espaço para as próximas gerações. Estamos retornando humanos à Lua e lançando as bases para futuras missões. Uma comunidade de nações com valores semelhantes será o alicerce do nosso sucesso.”
 
A embaixadora dos Estados Unidos no Sultanato de Omã, Ana Escrogima, e o administrador associado adjunto da NASA, Casey Swails, participaram do evento, realizado no dia de abertura da Conferência Espacial do Oriente Médio, um fórum internacional sobre espaço e inovação na região. Said al-Maawali, ministro dos Transportes, Comunicações e Tecnologia da Informação de Omã, assinou em nome do país.
 
Em 2020, durante o primeiro governo Trump, os Estados Unidos, liderados pela NASA e pelo Departamento de Estado dos EUA, uniram-se a outros sete países fundadores para estabelecer os Acordos Artemis, em resposta ao crescente interesse em atividades lunares por parte de governos e empresas privadas.
 
Os acordos introduziram o primeiro conjunto de princípios práticos destinados a aumentar a segurança, a transparência e a coordenação da exploração espacial civil na Lua, em Marte e além.
 
Assinar os Acordos Artemis significa explorar de forma pacífica e transparente, prestar auxílio a quem precisar, viabilizar o acesso a dados científicos dos quais toda a humanidade possa aprender, garantir que as atividades não interfiram nas de outros, preservar locais e artefatos de importância histórica e desenvolver boas práticas para a condução de atividades de exploração espacial em benefício de todos.
 
Espera-se que mais países assinem os Acordos Artemis nos próximos meses e anos, à medida que a NASA continua seu trabalho para estabelecer um futuro seguro, pacífico e próspero no espaço.
 
Agradecemos ao nosso amigo e apoiador Eugênio Presa, CEO da startup EP.SpaceBr, pelo envio desta notícia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários